Recentemente, Micheli Cristina Dal Belo, acadêmica do 7º período de Engenharia Ambiental e Sanitária da UCEFF Chapecó, e o professor Valdir Eduardo Olivo, do curso de Engenharia de Produção, viajaram a Porto Alegre para apresentar seus trabalho científicos na 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), realizado em junho, em Porto Alegre. O evento reuniu pesquisadores e palestrantes de todo o mundo para discutir questões relacionadas às políticas públicas, cadeias produtivas e industriais, além de tecnologias ambientais.
A estudante conta que o projeto de pesquisa intitulado “Panorama da disposição final dos resíduos sólidos urbanos em Santa Catarina” surgiu durante a realização do Estágio Não-Obrigatório, incentivada pelo professor Eduardo, que tornou-se seu orientador. O eixo de estudo de Micheli é o destino dos resíduos sólidos em Santa Catarina, ou seja, qual é o destino dos resíduos produzidos nos municípios catarinenses.
O panorama mapeado pela jovem contempla desde o número de aterros sanitários no estado, a população urbana atendida por coleta e a logística percorrida pelos resíduos. “Eu acredito que a pesquisa é de extrema importância para a nossa formação acadêmica. Pretendo aprofundar os conhecimentos e pesquisar outros temas relevantes às questões sanitária e ambiental”, argumenta Micheli que diz ter se identificado com a carreira acadêmica.
A pesquisa do professor Valdir, semelhante ao estudo de Micheli, é resultado de uma disciplina do Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental que ele cursa pela Universidade de Passo Fundo. No caso dele, o recorte abrange municípios de médio porte na região Sul do Brasil, ou seja, são 29 cidades com população entre 100 mil a 250 mil habitantes. Sua pesquisa contempla dados referentes à geração de resíduos per capita, abrangência da coleta seletiva e custos.