Parte das atividades do Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) previstas neste semestre, na última sexta-feira foi realizada uma palestra do professor Ricardo Fragelli. Voltadas aos docentes e coordenadores de curso, a atividade ampliou as discussões dos eixos de trabalho do CAD para 2019/2.
Com a temática “Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”, a palestra de Ricardo defende a criação de ambientes de aprendizagem baseados na colaboração recíproca entre estudantes e professores. Os métodos apresentados pelo professor e pesquisador foram premiados nacionalmente e utilizados em diferentes níveis de formação, da Educação Básica à Pós-graduação.
A coordenadora pedagógica, professora Iselda Pereira, comenta que o bate-papo com o palestrante vai ao encontro dos objetivos estabelecidos pelo CAD. “Por essa razão, a experiência do profissional contribui com a sensibilização dos nossos docentes, que se direcionam às novas trajetórias do ensino superior no Brasil e no mundo”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Professores são recepcionados em reunião do CAD
Fragelli mestre em engenharia mecânica e doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (UnB). Docente dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama do Programa de Pós-graduação em Design, no qual orienta trabalhos na área de design educacional.
O professor também desenvolve pesquisas em sistemas inteligentes e adaptativos aplicados à educação, design educacional, técnicas e métodos educacionais baseados em aprendizagem ativa e colaborativa.
Já recebeu inúmeros prêmios de instituições como Ministério da Educação, Capes, Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e Santander Universidades por apresentar métodos, técnicas e tecnologias para a Educação.