Loading...

NOTÍCIAS

27 Abr 2021

Prazo para Declaração do Imposto de Renda encerra em 31 de maio

 

Quem precisa fazer a declaração de ajuste do Imposto de Renda em 2021 deve ficar atento, o prazo se encerra no dia 30 de maio. Devido a pandemia, o prazo foi prorrogado pela Receita Federal em um mês, antes tinha como prazo final dia 30 de abril. Já o calendário de pagamento das restituições não foi alterado. O primeiro lote de restituições será pago também no dia 31 de maio.

 

Com o prazo próximo do fim, quem precisa fazer a declaração de ajuste do IR em 2021 deve procurar um Contador com as documentações comprobatórias dos rendimentos, da movimentação financeira e patrimonial referente ao ano de 2020. A documentação deve ser devidamente guardada, pois o contribuinte tem risco de cair na malha fina por um período de até cinco anos.

 

A  coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UCEFF, Leossania Manfroi, faz um alerta aos cuidados que devem ser tomados no momento de se fazer a declaração de ajuste do IR. O primeiro ponto de atenção é procurar auxílio de um profissional capacitado e ético. A Receita Federal tem rastreado os IPs dos computadores que geram as declarações, quando em uma declaração é identificada divergências nas informações, as demais declarações geradas pelo mesmo IP podem cair na malha fina e os contribuintes convidados a se explicar.

 

A professora explica que quem tem mais de uma fonte de receita deve declarar ambas as receitas, mesmo que não tenha ocorrido retenção de IR pela fonte pagadora. Entre os pontos que devem ser atentados pelos declarantes está o recebimento de Auxílio Emergencial, os valores recebidos devem ser declarados e se forem identificadas irregularidades deverão ser devolvidos. Além disso, a professora Leossania ressalta a importância de dedicar atenção às questões que envolvem o recebimento de heranças. Neste caso é fundamental estar munido da documentação que detalha os bens recebidos e quem os recebeu.

 

Outro cuidado importante, de acordo com a professora Leossania, é em relação aos dependentes registrados na declaração, afinal, caso o dependente tenha algum tipo de receita esse valor também deverá ser informado na Declaração de Imposto de Renda. 

 

Se você tem dúvida sobre se deve ou não declarar, ela é obrigatória para quem recebeu acima de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2020. Ou seja, isso equivale a um salário acima de R$ 1.903,98, incluído o décimo terceiro.

 

Passo-a-Passo para fazer a Declaração do Imposto de Renda 2021:

Acesse o e-CAC com uma conta gov.br;

Busque a opção Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Preencher Declaração Online;

Clique no símbolo “+” no cartão de 2021 e em seguida em Iniciar com a declaração pré-preenchida.

 

Para acessar a declaração pré-preenchida o usuário deve estar com o app Meu Gov.Br instalado no seu celular ou tablet e com a configuração de verificação de duas etapas habilitada.

 

Para saber mais sobre a Declaração de Imposto de Renda acesse: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda 

Imposto de Renda


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento