A importância em cobrar dos políticos e dos administradores públicos políticas públicas para a diminuição desigualdade social e econômica entre as diversas regiões brasileiras. O Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF promoveu nessa segunda-feira (2) uma mesa redonda para celebrar o Dia da Integração Nacional. O debate envolveu alunos dos cursos de graduação do Centro Politécnico.
Participaram do debate o professor Gilberto Antônio Niederle, administrador de empresas, mestre em Gestão de Políticas Públicas, docente na UCEFF e ex-prefeito de Iporã do Oeste (2001 – 2004), professor José Valderi, licenciado em História, especialista em Filosofia e Sociologia, advogado, mestrando em Direito e docente na UCEFF, e Marc Gomes de Carvalho, professor de nível médio e técnico nos cursos de técnico em Informática e Técnico Edificações. Atualmente é acadêmico do 10º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF e atua na compatibilização de projetos de interiores para projetos executivos de mobiliário para marcenarias e pequenas indústrias moveleiras.
Marc apresentou aos acadêmicos um projeto de iniciativa da sociedade civil e que teve acordo firmado entre as prefeituras da região, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) e os acadêmicos e instituições. O professor Niederle elogiou a iniciativa da qual Marc faz parte. “A verdadeira transformação nesse país vai surgir a partir do povo. Ações para a diminuição da desigualdade e consequentemente um país mais justo”, pontuou.
Foram pautados, ainda, o cenário da administração e gestão pública brasileira, gargalos e desafios que os administradores públicos geralmente encontram na gestão e ideias e sugestões que podem contribuir para a gestão pública brasileira.