Acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia e Engenharia Química da UCEFF Chapecó participaram de uma oficina sobre Compostagem Doméstica, com o cabo Luciano Bergonzi da Polícia Militar Ambiental de Chapecó. A proposta da atividade foi demonstrar aos estudantes maneiras simples de construir uma composteira, informando-os sobre o destino correto dos diferentes resíduos.
Para a estudante do 8º período de Engenharia Ambiental e Sanitária Eliken Dal Magro, a oficina reforçou a importância de repensar nossos hábitos. “A atividade trouxe na prática o que havíamos estudado em sala, reforçando a responsabilidade ambiental que temos no que se refere à destinação adequada dos resíduos sólidos”.
De acordo com o cabo Bergonzi, graduado em Biologia, atualmente o Aterro Sanitário de Chapecó recebe cerca de 200 toneladas de resíduos por dia. Esse volume poderia ser reduzido à metade, caso práticas de compostagem fossem adotadas pela população. Isso porque, de 40% a 50% dos resíduos podem ser utilizado em composteiras, como adubo ou em hortas domésticas e, assim, reduzir o volume de resíduos enviados aos aterros.