A região Oeste concentra a maior população indígena em Santa Catarina (entre Kaingangs e Guaranis), de acordo com o Conselho Indigenista Missionário e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Em alusão ao Dia do Índio, celebrado no último dia 19 de abril, a comunidade da Terra Indígena Toldo Chimbangue promoveu mais uma edição da Mostra Cultural Indígena, durante a 17ª Semana dos Povos Indígenas.
Por meio das atividades, visitantes e população não indígena puderam se aproximar das tradições herdadas pelos ancestrais como as técnicas artesanais de trançados, esculturas, o preparo de alimentos típicos, além dos principais rituais do grupo étnico originário da região. “Comemorar a data significa preservar nossas tradições, nossas sabedorias. E isso se dá através das danças, dos registros e preparo de ervas medicinais”, afirma Vanessa Domingues, professora e indígena. “O dia também é importante para refletirmos sobre os direitos dos povos indígenas no Brasil, porque mesmo garantido por lei, ainda temos muitas lutas para alcançarmos”, completa.
Para a professora e coordenadora do Núcleo para a Educação Afro-brasileiro e Indígena (Nerabi), Magdalena Reschke Lajús Travi, participar de ações como esta é contribuir com o reconhecimento e valorização dos povos originários e tradicionais da região. Segundo ela, faz parte da nossa função enquanto sujeitos defender as demandas de grupos étnicos, ao passo em que nos aproximamos da realidade das aldeias, neste caso. “Não somente somos coadjuvantes no movimento de salvaguarda dos conhecimentos como todas as culturas indígenas fazem parte de nossa história. Ou seja, estamos protegendo a história de todos nós”, ressalta a professora.
Conheça mais
Objetivos do do Nerabi são propor e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, especialmente na atmosfera das questões étnicos-raciais de grupos de negros, afrodescendentes e indígenas. As práticas do Núcleo estão alicerçadas nos princípios da ética, justiça, cidadania e diversidade que buscam de forma incessante a construção qualificada do conhecimento.