Convenhamos que para quem não estuda Engenharia Civil, os cálculos e métodos estão longe de parecerem fáceis. Mesmo para quem estuda, pode não ser uma tarefa simples. E para tornar a aula atrativa, o professor Paulo Miguel de Toni propôs uma dinâmica pouco convencional.
Na disciplina e Resistência dos Materiais, do 4º período, os estudantes foram desafiados a fazer uma atividade em grupo. Mas não foi qualquer atividade. Divididos em três equipes, os acadêmicos receberam um trabalho prático para ser realizado com o Kit Estrutural Mola. A partir do exercício, estudaram assuntos como treliças, pórticos, vigas e pilares.
Depois do tempo previsto para a prática, entregaram ao professor um relatório verbal, explicando o que o grupo aprendeu e de que maneira encontraram as soluções. “Atividades práticas, como a realizada, são muito melhores, porque possibilitam visualizarmos na prática o que o desenhos não permitem, por exemplo”, salienta o estudante Juliano Mengazzo. Para ele, quando o conteúdo envolve exercícios práticos, o conhecimento é apreendido de forma mais eficiente, além de ser divertido.
Certo, mas foi somente isso? Aí que você se engana, o trabalho compreendia, ainda, a resolução de questões sobre treliças, o conteúdo foco da atividade. E depois disso, realizaram a última etapa da dinâmica: responderam um questionário on-line, por meio da plataforma Kahoot, na qual os estudantes interagem com jogos e perguntas, tornando a tarefa mais intrigante.
Para o professor Paulo, a prática somente tem eficiência quando se associa com um exercício de fixação. Ou seja, é importante identificar as dificuldades no aprendizado e encontrar maneiras não convencionais para compreender o mesmo conteúdo. “Geralmente, os exercícios práticos costumam ter resultados mais interessantes em razão da participação, do envolvimento com a proposta. O estudante passa a ser o protagonista e não somente a figura de um receptor”, assegura o professor.
Em resumo, trata-se de uma tríade entre prática, teoria e exercícios de fixação dos conteúdos, o que torna o aprendizado mais significativo por meio de metodologias ativas. “Eu acredito que são atividades como esta que contribuem para visualizarmos melhor o conteúdo, para compreendermos a teoria e exercitá-la”, completa o acadêmico Rafael Castoldi.