Fotos: Luciana Natalia
Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira (20), o Núcleo para a Educação das Relações Afro-Brasileira e Indígena (Nerabi) colaborou como patrocinadora uma roda de Capoeira realizada na Unidade Palmital da UCEFF Chapecó.
A atividade cultural foi promovida pela Associação Candeeiro de Capoeira, ligado ao mestre Nikimba Resende, de Curitiba (PR), no dia 10 de novembro. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Esta é a segunda vez que o grupo de capoeiristas vêm à UCEFF. Em 2016, eles realizaram uma apresentação artística na Unidade Central.
Realizada no auditório, a atividade contou com a presença de mestres, esportistas, dos mais pequenos ao mais experientes. A professora Magdalena Lajus Travi, cooricional nas culturas afrodescendentes.
Você sabe o que significa a expressão “paranauê”? Pois bem, o termo tem origem no idioma Tupi, mas se relacionada à capoeira. “Paraná” significa “semelhante ao mar” e “auê” é uma espécie de saudação. Quando unidas, a palavra se torna uma espécie de reverência aos grandes rios.
E na capoeira, o termo geralmente é associado às pessoas que dominam a arte, fazendo com que seus movimentos se assemelhem aos movimentos do mar. Por isso, o refrão desta cantiga soa como uma saudação aos capoeiristas:
Oiá iá iá ía
Foge o nêgo sinhá (Coro)
Oiá iá iá ía
Traz o nêgo sinhá (Coro)
Paranauê (Coro), paranauê paraná