No último sábado (16), acadêmicos do 7º período do curso de Agronomia da UCEFF Chapecó acordaram cedo para ter uma aula diferente. Acompanhados pela professora Francieli Fatima Cima, na disciplina de Melhoramento de Plantas e Biotecnologia, os estudantes realizaram uma visita técnica ao Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar (Cepaf) da Epagri Chapecó.
Conforme esclarece a professora, a visita teve como objetivo conhecer o Programa de Melhoramento Genético de Feijão da Epagri/Cepaf. Guiados pelo pesquisador em melhoramento vegetal Sydney Antonio Frehner Kavalco, puderam entender melhor o trabalho desenvolvido.
Um dos eixos do Programa é aprimorar cultivares do grupo preto, carioca, branco e vermelho, que contribuam para o aumento da produção e da renda dos agricultores. Segundo Sydney, esse é justamente o ideal do trabalho, disponibilizar sementes e plantas mais produtivas que as cultivadas atualmente.
Os acadêmicos ainda puderam ver na prática as etapas envolvidas no desenvolvimento de cultivares de feijão: manutenção do banco ativo de germoplasma, realização dos cruzamentos artificiais, condução das populações segregantes (F2-F6) pelo método genealógico (seleção de plantas e abertura de linhas), avaliação e seleção de famílias promissoras. realização de ensaio preliminar e intermediário para avaliação de novas linhagens, ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) e produção de semente genética.