Tudo começou como uma atividade acadêmica. Divididos em grupos, os pós-graduando do MBA em Liderança Executiva e Empresarial foram desafiados a montar por completo duas bicicletas na disciplina de Coaching Positivo. A dinâmica teve o objetivo de testar habilidades de liderança, resolução de problemas e o trabalho coletivo.
Mas eis que a aula tomou proporções maiores. Depois de concluírem o desafios, os grupos foram questionados pela professora Viviani Festugato, que ministra a cadeira no MBA: desmontar as bikes e devolver à loja ou engajar outras pessoas e adquirir os brinquedos para doá-los a crianças.
E aconteceu o que a professora esperava. Os pós-graduandos se sensibilizaram com a ideia de doar as bikes e conseguiram mais seis brinquedos, além de 12 cestas básicas, que foram entregues a oito famílias chapecoenses. “O nível de dificuldade foi alto e, a partir disso, puderam desenvolver a comunicação, persuasão, liderança e o mindset da resiliência em montar e desmontar a bicicleta”, esclarece a professora.
Detalhe, na atividade em sala, os estudantes não tinham manuais de instrução, o acesso à internet era limitado e o líder do grupo interagia somente conduzindo sua equipe. Isso tudo, para que a comunicação entre os integrantes fosse objetiva e eficaz, a fim de alcançar o propósito com eficiência.