O desafio foi grande e o conhecimento foi ampliado e compartilhado. Os alunos do 4º período de Agronomia desenvolveram, ao longo do semestre 2017/2, a condução de um experimento agrícola. Em um ambiente protegido na Área Experimental da UCEFF foram cultivadas três variedades de alface.
A atividade integrou todas as disciplinas do semestre: Fisiologia Vegetal (ministrada pela professora Magdalena Lajus Travi), Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas (professor Carlos Rupollo), Entomologia Agrícola (professor Leandro do Prado Ribeiro) e Agrometeorologia e Climatologia (professor Rodrigo Konrath).
De acordo com a coordenadora do curso, professora Magdalena, os acadêmicos puderam participar ativamente de todas as etapas do processo: desde a plantação, o cuidado com as pragas, clima, iluminação, fertilidade etc. “As atividades foram semanais e paralelas às disciplinas do semestre. Depois de discutir a teoria da sala de aula, eles iam para a Área Experimental e aplicavam os conhecimentos obtidos”, explica. Os alunos contaram com a ajuda dos colegas de Engenharia Mecânica, que implantaram o sistema e automatização da irrigação.
O objetivo da atividade, segundo a coordenadora, é, além de trabalhar a interdisciplinaridade no curso, buscar a aproximação dos acadêmicos com o mercado de trabalho e prática profissional através de resolução de casos reais. “O projeto também desenvolve o pensamento crítico e a proximidade com a pesquisa, já que se utiliza de método científico, preparando o aluno para a elaboração e apresentação de artigos científicos, relatórios de estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”.
As alfaces já foram colhidas e, agora, os grupos publicarão o resultado da pesquisa na Revista Tecnológica, publicada semestralmente pela UCEFF. “Nos próximos semestres, outras turmas desenvolverão atividades interdisciplinares com o mesmo objetivo”, pontua Magdalena.