Nessa semana, o curso de Medicina Veterinária da UCEFF Chapecó realizou a Jornada Acadêmica, reunindo palestrantes, pesquisadores e estudantes. Foram três dias com palestras e oficinas, a fim de abranger diferentes áreas de atuação do médico veterinário.
O evento, promovido em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (CAMVET), contou com oito palestras realizadas entre os dias 09, 10 e 11 e setembro. Além disso, no dia 09, quando é comemorado o Dia do Médico Veterinário, o curso preparou um coffeebreak em homenagem aos estudantes.
A noite de abertura da Jornada contou com a presença da médica veterinária Andressa Menestrina, e empresária do ramo de laticínios, Aline Menestrina. Com a palestra “Do agronegócio a uma marca global”, as irmãs falaram sobre suas trajetórias profissionais. Já o doutor em Ciências Veterinárias Marcelo Maronna palestrou a respeito do "Manejo reprodutivo de gados de cria" e encerrou as atividades do primeiro dia.
LEIA TAMBÉM: NUPVET em Chapecó deverá ser entregue em poucos meses
O segundo dia de evento contou com a palestra “ABC do Trauma”, conduzida pela mestre em Cirurgia Veterinária Camila Basso Cartana. Os estudantes também bateram um papo com o professor Ramiro Bonotto, coordenador de Medicina Veterinária no campus em Itapiranga, que falou sobre “Manejo Reprodutivo de Garanhão”.
Já no terceiro e último dia de Jornada, as palestras foram: “Cães paraplégicos e sem dor profunda: Perspectivas de Tratamento”, com Rafael Festugatto, doutor em Cirurgia Veterinária; “Brucelose e Tuberculose”, com Pedro Flores, coordenador do Departamento Regional da Cidasc de Chapecó; “Reabilitação de aves marinhas”, com Pedro R. G. Filho; e “Manejo Clínico de Animais Silvestres”, com médico veterinário Francisco Schulz.
O coordenador do curso, professor Sandro Charopen, destacou a importância do evento para a formação acadêmica, sobretudo pela diversidade em temas e discussões que a Jornada agregou aos currículo dos estudantes. O diretor-geral, Leandro Sorgato, também ressaltou na abertura da Jornada o compromisso que a instituição dedica à qualidade de ensino, tanto através dos planos pedagógicos quanto da infraestrutura. Leandro lembrou que, em breve, será entregue o Núcleo de Práticas Veterinárias (NUPVET), espaço no qual os estudantes poderão exercitar as atividades relativas à profissão.