Depois de muita ansiedade, a boa notícia chegou. Na semana passada, iniciaram as obras do Núcleo de Práticas Veterinárias (Nupvet) do curso de Medicina Veterinária da UCEFF Chapecó. A expectativa da administração é que o espaço esteja finalizado e pronto para uso ainda no segundo semestre deste ano.
O Nupvet será utilizado essencialmente por professores e acadêmicos do curso, com o objetivo de oferecer práticas que se aproximem da atividades do mercado de trabalho. Interdisciplinar, o Núcleo é um ambiente de experimentação, contudo, contará com supervisão técnica e segurança nos procedimento clínicos.
Segundo o coordenador do curso, professor Sandro Charopen Machado, a implementação do espaço ampliará os conhecimentos acadêmicos relacionados ao bem-estar animal em Chapecó e região. “Priorizamos uma formação responsável, ética e tecnicamente qualificada para atender os animais com respeito e dedicação, assim como os clientes”, pontua.
Uma das contrapartidas do Nupvet é realizar atendimentos sociais (mutirões e castrações, tratamentos e cirurgias) para animais de pequeno porte e silvestres. No entanto, os serviços não poderão ser gratuitos, já que o Artigo 21 do Código de Ética do Médico Veterinário impede a gratuidade na prestação de serviços. Além disso, conforme esclarece Sandro, não é permitida a concorrência desleal com os as demais clínicas estabelecidas em Chapecó.
Ao todo, o Nupvet contará com uma estrutura de 912m² de obra construída, implantado há pouco mais de um ano após o início do curso no campus Chapecó. O Núcleo contará com os seguintes ambientes:
Recepção
Sala de Triagem
Consultórios (2)
Coordenação
Sala de Estudos
Diagnóstico por Imagem
Raio X e Ultrassom
Laboratório de Patologia Clínica (exames de urina e sangue)
Laboratório de Microbiologia
Bloco Cirúrgico
Sala de Técnica Cirúrgica
Canil e Gatil
Sala de Isolamento (espaço externo ao prédio principal)
Sala de Necrópsia (espaço externo ao prédio principal)
O diretor geral, Leandro Sorgato, reitera o compromisso da UCEFF em oferecer tanto a infraestrutura quanto os recursos pedagógicos adequados para a formação profissional. “Estou certo de que o Núcleo de Práticas Veterinárias permitirá a qualificação de nossos acadêmicos, porque se relacionada diretamente com as vivências reais da profissão”, pontua. Segundo Leandro, a implantação do Nupvet também representa a consolidação do curso no município.