Os sistemas de segurança para casos de incêndio foram debatidos nessa terça-feira (24) durante a Jornada Politécnica – Um Novo Mundo Sustentável. Os cursos de Engenharia Elétrica, Civil e Mecânica da UCEFF promoveram uma palestra com os representantes das empresas Thor do Brazil, Galvani Alfaia, e da Idealiza, Jean Souza.
Galvani citou como exemplo o caso do edifício Joelma, que em 1974 provocou a morte de 191 pessoas e deixou mais de 300 feridos. “Até então não eram pensadas alternativas para segurança em caso de incêndio. O caso provocou vários debates em todo país e foram desenvolvidas medidas para prevenir desastres em edifícios.
No encontro foram apresentadas algumas medidas de segurança, como escadas pressurizadas que controlam a entrada de fumaça e promovem a circulação e renovação de ar no interior da escada, iluminação de emergência, alarme de incêndio, desenfumagem e Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). “É importante frisarmos que todas essas medidas devem se comunicar e deve haver controle. Se não, pouco adiantam”, argumenta Galvani.