Loading...

NOTÍCIAS

07 Nov 2018

III Jornada UCEFF Odonto encerra com palestra e premiações

 

Pela terceira vez consecutiva, o curso de Odontologia da UCEFF Chapecó realizou a Jornada UCEFF Odonto. O evento reuniu nos dias 05 e 06 de novembro estudantes, docentes e pesquisadores da área para debater sobre assuntos atuais na profissão.

 

A abertura do evento contou com a presença do diretor Geral da UCEFF Chapecó, Leandro Sorgato, o diretor de Ensino, professor Elton Zeni, o coordenador do curso, professor Marcos Takemoto, e o coordenador adjunto, professor Fábio André Werlang.

 

Também esteve presente na abertura o cirurgião-dentista José Roberto Bordignon, representando a subseção em Chapecó da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

 

De acordo com Takemoto, o evento representa uma oportunidade de aprendizado, onde a troca de informações é ímpar. “Ao compartilhar, descobrimos e aprofundamos muito mais nossos conhecimento”, diz o professor. “E a Jornada mostra ao estudante que a formação do saber depende do diálogo com os demais”.

 

  • Muito conhecimento

Dentre as palestras desta edição, passaram pela Jornada Ubiracy Gaião, que dialogou sobre “Excelência em estética dental com técnica simplificada”, Sandrina Donassollo, que ministrou a palestra “Estética e função em pacientes com perda de dimensão vertical”, e Gustavo Fachin, que encerrou o ciclo de palestras com o tema “Técnicas atuais do preparo do canal radicular”. Foram parceiros desta edição a Biodente Materiais Odontológicos, a Dental High, a Macro Saúde, a White Duflex.

 

Bruno Emmanuelli, doutorando em Ciências Odontológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), palestrou sobre “Saúde bucal na primeira infância: tomadas de decisões”. Na oportunidade, ele falou sobre o reconhecimento da Odontopediatria no Brasil e como a especialidade tem se desenvolvido. “Atualmente, buscamos ter uma visão integral dos pacientes. O foco não está mais em somente uma especialidade, mas em reconhecer o paciente como um ser complexo”, explica o professor.

 

E se o trabalho é ter uma visão mais ampla da realidade do paciente, a família é parte do contexto, explica Bruno. A Odontopediatria acompanha a criança antes mesmo de nascer, mesmo que preventivamente, ainda na barriga da mãe. Depois disso, os “1000 primeiros dias” (cerca de 2,5 anos) é o período de ouro. “Antigamente tínhamos a ideia de que a cárie era uma doença transmissível, hoje sabemos que o que é transmissível, em termos de cárie, são os hábitos. E quem passa hábitos às crianças são os pais. Por isso, também trabalhamos na saúde bucal da família, justamente por influenciarem a higiene das crianças”, esclarece o palestrante.

 

  • Hora de reconhecer

Na noite de encerramento da Jornada, os trabalhos científicos apresentados por estudantes e professores foram premiados. A homenagem contemplou tanto os Painéis quanto os trabalhos de Tema Livre. Veja abaixo a relação dos premiados:

 

Premiação Melhor TEMA LIVRE:

  • 1° Lugar - “Prevalência de Cárie e Fatores Associados em Indivíduos Portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids)”

Autoras: Sabrina Rosina, Giseli Chiela, Paula Cristina Dutkevicz e Thayna Ioris de Oliveira

Orientadora: Chaiana Piovesan

 

  • 2° Lugar - “Uso de Cimento de Ionômero de Vidro em Dentes Posteriores – Relato de Caso”

Autoras: Ana Karina Paludo e Rayssa Martinelli

Orientadores: Rui Mazur, Júlia Facenda e Berthyelle Nyland

 

  • 3° Lugar - “Lesões de Origem Vascular: Relato de Caso com Discussão de Diagnóstico e Tratamento”

Autoras: Bruna Zamboni e Gabriella Barotto

Orientadores: Karin Tomazelli e Leonardo Rinaldi

 

Premiação Melhor PAINEL (Banner):

  • 1° Lugar - “A Importância da Biópsia na Clínica Odontológica: Discussão de dois casos clínicos”

Autora: Tays Vacarin

Orientador: Leonardo Rinaldi

 

  • 2° Lugar - “Avaliação “In Vitro” do Ph e do Teor de Peróxido de Carbamida de diferentes Sistemas Clareadores Dentais”

Autoras: Ângela Gral, Djovana, Gabrielle, Melody e Nathalya

Orientadora: Franciane Senger

 

  • 3° Lugar - “Sedação como Técnica Coadjuvante no Controle do Comportamento na Odontopediatria”

Autores: Stéphanni, Tainah, Bianca e Amanda Rossetto

Orientadora: Fernanda Tasca

Diálogo e Debate
Ubiracy Gaião
Odontologia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento