27 Mai 2024

III Ciclo de Conhecimentos Compartilhados é realizado

O evento, que foi realizado durante todo o mês de maio, envolveu os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e as Engenharias

Promover a integração entre os acadêmicos e empresários do ramo, além de fomentar novos conhecimentos. Esse foi o intuito do III Ciclo de Conhecimentos Compartilhados, evento que foi realizado durante todo o mês de maio e envolveu os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e as Engenharias da UCEFF.

No decorrer do III Ciclo, os acadêmicos tiveram acesso a palestras e workshops com profissionais da área, além de visitas técnicas a empresas e obras, o que contribuiu para o enriquecimento dos aprendizados teóricos adquiridos em sala de aula e o networking dos alunos com o mercado de trabalho. Já na última sexta-feira do Ciclo, os estudantes participaram de um painel com empresários na Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec).

Momento enriquecedor

Segundo o coordenador das Engenharias da UCEFF, Fabiano Faller, o III Ciclo trouxe temas bem pertinentes para a carreira profissional dos alunos. “Nossos acadêmicos tiveram a oportunidade de aprender a aplicar a teoria de forma prática, o que é muito importante durante a graduação. Tivemos uma participação massiva dos estudantes e um retorno excelente, o que nos motiva a continuar com eventos como esse para o aprimoramento dos nossos alunos”, diz.

Conforme a coordenadora de Agronomia da UCEFF, Magdalena Travi, o evento foi possível devido ao know-how que a UCEFF possui com o meio empresarial. “Contamos com o apoio técnico de diversos profissionais e realizamos o Ciclo praticamente sem custos, mesmo com a participação de marcas importantes de diversos setores”, pontua.

Magdalena destaca a participação dos egressos da instituição no evento. “Devido ao foco da UCEFF no empreendedorismo, temos muitos ex-alunos bem colocados no mercado de trabalho e com carreiras de sucesso. A maioria das palestras, workshops e visitas técnicas foram oportunizadas por intermédio dos nossos egressos”, conta.

Alex Bedin, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF, agradece a participação e o apoio de todos os envolvidos no III Ciclo. “Conseguimos trazer muita informação, conhecimentos multidisciplinares e práticas, o que é muito importante para a formação dos nossos acadêmicos. Encerramos a terceira edição do evento muito felizes, pois tivemos muita interação com o mercado, inovação e trabalhos sendo realizados. Para o segundo semestre temos um projeto novo no forno que abrirá nossos pensamentos para novas possibilidades. Aguarde!”, promete.

Novas parcerias e conhecimentos

A empresária da Absoluta Design de Superfícies, Janesca Domingues, que realizou uma palestra aos estudantes durante o Ciclo, frisa a importância do evento para a trajetória profissional dos participantes. “Participamos com o objetivo de agregar conhecimento, trocar conhecimentos e experiências que temos no dia a dia da profissão. Foi um momento muito proveitoso”, relata.

De acordo com a estudante de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF, Ana Carolina Siqueira, o III Ciclo proporcionou muitos aprendizados. “As palestras, workshops e, principalmente, as visitas técnicas, oferecem uma experiência enriquecedora para nós que estamos iniciando nossas carreiras profissionais. Recomendo muito”, finaliza.

Novos aprendizados