Loading...

NOTÍCIAS

22 Mai 2017

Hora de testar o conhecimento na prática

Os alunos de Engenharia Elétrica estão testando se os cálculos desenvolvidos em sala de aula acontecem na prática. Na disciplina de Análise de Sinais II, ministrada pelo professor Fabiano Faller, os acadêmicos aprendem conceitos básicos sobre a teoria de sinais e sistemas. "Um dos conceitos desenvolvidos é a análise em frequência, nos quais é de extrema importância para entender como um determinado sistema se comporta para diferentes sinais de entrada", explica o professor.

Ele ensina que este procedimento é bastante aplicado no projeto de filtros, foco de uma das aulas práticas desenvolvidas no Laboratório de Engenharia Elétrica, mas também serve para análise de projetos eletrônicos que trabalham em altas frequências, dado que as trilhas de uma placa de circuito impresso se comportam como um capacitor, atenuando sinais que não deveriam ser atenuados.

Outra aplicação é no projeto de transdutores elétricos, tais como alto-falantes e microfones, no qual se deseja verificar a qualidade dos produtos no que diz respeito à conversão do sinal elétrico nas frequências de áudio (20Hz a 20kHz). "Estes são apenas alguns exemplos de aplicação da resposta em frequência", informa Faller.

O professor demonstra que projetos de filtros analógicos de primeira ordem são amplamente utilizados em sistemas de áudio de duas vias (alto-falante e driver). Na primeira etapa do projeto, ele define as características do projeto, tais como frequências de corte e potencia de saída, e os alunos projetam os filtros com base nestas características.

A segunda etapa é simular os filtros por meio da utilização de software, como SCILAB ou MATLAB. Por fim, os acadêmicos seguem para o Laboratório de Engenharia Elétrica para verificar se os cálculos desenvolvidos, de fato, acontecem na prática. "Nesta última etapa, os alunos observam também os ajustes de projeto provenientes de erros intrínsecos de cada componente", finaliza o professor.

Engenharia Elétrica
Chapecó
estudo


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento