Acadêmicos do 8º período de Administração Premium da UCEFF Chapecó realizaram nesse semestre a atividade “Teatro de Negociação”. Conforme esclarece o professor Anderson Leite, que ministra a disciplina de Estratégias de Negociação, a proposta foi estimular a prática da negociação e utilizar estilos, planejamento, argumentação, estratégias e táticas que envolvem a arte de negociar.
Como encerramento da disciplina, a atividade sorteia um tema e os estudantes de cada aula para “atuarem” como aluno-negociador na sala de aula. Ou seja, eles simulavam situações reais de negociação entre vendedor e comprador, com o propósito de se aproximar de uma situação vivenciada no mercado de trabalho.
Os estudantes que não participavam da dinâmica, assistiam a negociação e avaliavam os acontecimentos. De acordo com o professor, “esse tipo de avaliação instiga as percepções, tomada de decisões, previsão de acontecimentos, raciocínio lógico e abstrato ao analisar a negociação in loco”.
Nesta atividade, o professor assumiu a postura de mediador, sem interferir diretamente na negociação. Isto é, ele avaliou as performances dos alunos-negociadores, além de administrar o tempo e esclarecer eventuais dúvidas, com o propósito de incentivar as respectivas negociações entre as partes.
“Eles incorporaram cerca de 50 personagens do Teatro de Negociação”, comenta Anderson. Para ele, todos os estudantes alcançaram os objetivos da disciplina, especialmente pela dinâmica da prática. “Com os temas reais, eles certamente estarão mais preparados para lidar futuramente com a tomada de decisão na vida pessoal e profissional”.