Loading...

NOTÍCIAS

19 Abr 2019

Gerente da Volvo palestra na UCEFF sobre Lean Manufacturing

 

Na última quarta-feira (17), o Setor de Pós-graduação da UCEFF Chapecó promoveu uma palestra sobre Lean Manufacturing 4.0. O profissional convidado foi Islan Gomes, gerente de projetos em logística da Volvo na América Latina. A atividade reuniu estudantes da pós e dos cursos de Agronomia, Engenharia de Produção e de Elétrica.

 

Apesar de ser um conceito popularizado atualmente, o Lean Manufacturing é antigo, isso quem comenta é Islan. Segundo o palestrante, com esse modelo de negócio, é possível reduzir em até ⅓ o tempo empreendido nos processos industriais. Foi isso que a Toyota fez no fim do século XIX, antes de introduzir na indústria automotiva. Os teares produzidos pela empresa já utilizavam as técnicas do Lean.

 

Islan ainda reforça que com a combinação de tecnologias e as constantes atualizações, o esforço de hoje tem sido em trabalhar com dados “A automatização e a internet das coisas otimizaram o tempo, convergindo o trabalho no gerenciamento de tecnologias inteligentes através da big data”, assegura o palestrante.

 

Quem se interessou muito pela palestra foi o acadêmico de Engenharia de Produção João Gilberto Winckler Rosa. Além de entender mais sobre processos que utilizam o Lean Manufacturing, o estudante do 5º período apreendeu lições que estão além da formação acadêmica. “A palestra foi demais, muito interessante, especialmente por focar na rotina de um engenheiro”, pontua João. “Além disso, ele destacou as experiências do trabalho em equipe e sobre confiança”.

 

Outro aspecto abordado pelo palestrante é o modus operandi das empresas, independentemente do nicho. Para Islan, se antes somente uma cabeça pensava e outro corpo executava, hoje, as coisas mudaram. “Os esforços diminuíram e as cabeças têm pensado muito mais, sobretudo em coletivo, não com a inteligência, mas com a velocidade do big data”, completa.

 

Mudanças e Inovação


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento