Os alunos do 2° e 4° período de Engenharia Civil realizaram, nas aulas de Física Geral e Experimental I e II respectivamente, atividades práticas orientadas pela professora Denise Ortigosa Stolf.
Os acadêmicos do 2º período tiveram que elaborar e construir o próprio experimento a partir dos conceitos abordados durante as aulas teóricas. Dentre os experimentos que foram realizados pelos alunos podem ser mencionados a construção de um barco a vapor, de um motor stirling à combustão, de uma jarra de Leyden, de um foguete à base de CO2, de uma fonte de água, de um bebedouro de passarinho, de um carrinho com motor de ratoeira, de um kit simulador de vibrações e a realização do experimento do ovo na garrafa.
Já os alunos do 4º período deveriam utilizar materiais de baixo custo para construir um experimento. “A atividade torna possível que os alunos visualizem conceitos como carga elétrica, eletrização, campo elétrico, diferença de potencial, corrente elétrica, resistência elétrica, associação de resistores e eletromagnetismo”, ressalta.
A professora reforça a importância da atividade: “Esse tipo de atividade propicia uma melhor compreensão da teoria estudada durante o curso sendo que ela é explanada de forma diferente e participativa. Os alunos também nos dão um retorno positivo, pois afirmam que as atividades tendem a despertar mais o interesse pelos conteúdos ministrados em aula, já que possibilitam que os mesmos sejam aplicados em situações do cotidiano e que serão úteis em sua vida profissional futura”.