Os alunos do 7° e 10° períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF participam do concurso nacional Urban 21. O concurso está em sua terceira edição e neste ano tem como tema “Cidades para todos, corretas e vivas. Redefinir o futuro é possível”. A equipe da UCEFF é composta por 6 alunos Cassia Khun, Flavia Koloske, Kely De Marco, Ketllyn Fell, Matheus Marsaro e Samara Pace, além da professora coordenador, Ana Caroline Rodrigues.
De acordo com o regulamento do concurso, “o objetivo é incentivar a prática do desenho urbano entre os estudantes e premiar os projetos que se destacarem na proposição de soluções que valorizem e disseminem a fundamental importância dessa disciplina para o desenvolvimento sustentável das cidades”.
A professora explica que os alunos trabalham neste tema desde o início do ano. O tema do projeto escolhido para dar suporte ao tema do concurso foi “A cidade, a rua e os andares térreos”. A cidade escolhida foi Chapecó, a rua escolhida Getúlio Vargas e o projeto parte do princípio de aprimoramento dos andares térreos existentes ao longo da avenida principal da cidade.
“O projeto propõe a pedestrianização de alguns trechos da avenida, além de novas possibilidades de uso através de novos mobiliários urbanos, nova configuração do passeio público, limpeza e códigos de conduta para os letreiros das fachadas das lojas. Uma cidade para todos, com a utilização do desenho urbano a favor dos diversos modais, viva em seus andares térreos, com a utilização de ferramentas como as fachadas ativas, e assim redefinindo o futuro do centro, para que ele não se torne obsoleto, como aconteceu em várias cidades brasileiras em expansão”, explica Ana.
Ela comenta ainda que “foi interessante e gratificante ver o processo criativo dos alunos. Eles sofreram um pouco, mas o resultado ficou ótimo e amadureceram bastante. Estão prontos para participar de mais concursos O resultado da classificação sai apenas em outubro, mas estamos confiantes, pois é o resultado de muito carinho e esforço da equipe pelo projeto e pela cidade de Chapecó”.
A UCEFF apoiou incentivando o desafio e disponibilizando o Laboratório experimental de Arquitetura e Urbanismo (LEAU) que possui uma estrutura fantástica e com computadores potentes para projetos em 3D e com softwares importantes para a diagramação das pranchas.