Muito mais do que curar, o toque tem o poder de aproximar as pessoas e unir sentimentos positivos em torno de algo maior. O evento “Ajuste Solidário”, que ocorreu em diferentes partes do país, aqui em Chapecó teve como palco a UCEFF. A ação organizado por quiropraxistas contou com a colaboração do curso de Quiropraxia da UCEFF e profissionais que atuam no município.
Durante todo o sábado (11), foram atendidas 238 pessoas e arrecadou meia tonelada de alimentos. Os alimentos foram encaminhados para o projeto "Viver, ações solidárias", de Chapecó. O "Ajuste Solidário" ocorre em comemoração ao dia do Quiropraxista, celebrado no dia 18 de setembro. Além disso, é uma forma de difundir a área ainda desconhecida no Brasil.
Para realizar os ajustes, participaram quatro Quiropraxistas, entre eles o coordenador adjunto do curso, Wolney Haas e seus colegas de profissão, Germana Borghetti, Filipe Zanrosso e Letícia Biesek, os quais atuam em Chapecó e região.
Paulo de Ramos e Fátima de Ramos trabalham como agricultores e estavam entre os pacientes atendidos. Eles contaram que sentem muitas dores nas costas e ao saberem do evento logo resolveram se inscrever. “Nós gostamos e pretendemos fazer outras vezes”, relata o casal.
Juliano Fontana Arno é estudante do curso de Quiropraxia e buscou se envolver ao máximo com a atividade para poder aprender com os profissionais que estavam presentes no “Ajuste Solidário”. Juliano já tem uma graduação, ele é Jornalista, e viu na Quiropraxia uma nova oportunidade, uma profissão que para ele representa cuidado e bem-estar.
A dona de casa, Graciela Scherer Ribeiro, trouxe o filho, Augusto Enrique, para ser ajustado junto com ela. “Estou me sentindo renovada, eu sentia muita dor. Eu estou à base de medicamentos na verdade e agora estou me sentindo muito bem”, contou. Graciela resolveu se inscrever, pois já conhecia a Quiropraxia e sabia dos seus benefícios.