100 anos de uma jovem cidade! A estimativa, segundo o IBGE, passa perto dos 210 mil habitantes. Apesar de o número dar ares de cidade grande – que realmente o é – e muitas vezes passar a impressão de que ninguém conhece o próprio vizinho, o município conserva a cultura de uma cidade hospitaleira, rodeada de amigos ou de futuros amigos.
Mais jovem ainda é a UCEFF! Há 14 anos em Chapecó, a instituição reúne jovens com sonhos de um futuro profissional qualificado guiados por um corpo docente e colaboradores técnicos de excelência. Muitas dessas pessoas não nasceram no maior município do Oeste, mas decidiram em algum momento fazer da cidade o seu lar e da instituição de ensino o seu ponto de encontro.
Em busca de um sonho
“Eu amo morar em Chapecó. Não trocaria por nenhuma cidade do estado”. A frase é de Lysllen Guarienti Vargas, de 18 anos. Ela decidiu trocar a pequena cidade de Itapiranga, no Extremo-oeste, pela Capital do Oeste há um ano e meio. Mudou-se para Chapecó logo depois de concluir o ensino médio em busca de uma formação no ensino superior.
O objetivo foi sempre na área da saúde associada a estética. Por isso, hoje cursa o 2° período de Odontologia da UCEFF. “Eu escolhi Chapecó, no início, por ser perto da casa de meus pais. Na maioria dos fins de semana eu volto para Itapiranga, dá cerca de 2h30 de carro, deslocamento que não seria possível se morasse mais longe. Hoje eu não troco morar aqui por nada”, conta.
Lysllen divide apartamento com mais três amigas. A cidade que conquistou o coração da jovem está também na meta do futuro profissional. “Depois que eu concluir a graduação, meu objetivo é prestar concurso público e a minha primeira opção é permanecer em Chapecó, já que é um município com qualidade de vida e bons salários aos profissionais”, comenta otimista.
Um novo lar
Atraída pelas oportunidades de trabalho, estudo e lazer, Karine Frühling deixou a pequena cidade de Mondaí, a aproximadamente 100 quilômetros, e escolheu Chapecó. Formada em Processos Gerenciais, ela decidiu se mudar há um ano e meio após se candidatar e ser contratada na UCEFF.
Foi assim que o caminho da profissional e da instituição de ensino se cruzaram: hoje ela é auxiliar financeiro. “Eu gosto de morar aqui porque é uma cidade com mais opções de lazer”, brinca. Na verdade, os objetivos do futuro são os mesmos que a trouxe até aqui: estudo e trabalho.
“É uma cidade que abriga muitas opções de ensino e isso é ótimo para continuar uma qualificação para o mercado de trabalho. Chapecó também permite que os profissionais tenham uma prospecção de crescimento profissional. Por isso, o meu objetivo é continuar morando aqui”.
Educação para continuar evoluindo
Foi em Chapecó que o empresário Leandro Sorgato decidiu investir. Natural de Xaxim, ele está há 14 anos morando no maior município do Oeste. “Foi aqui que formei minha família, aqui que meus dois filhos nasceram”, conta. “Não sou nascido aqui, mas sou chapecoense de coração”.
Em 2005, Sorgato assumiu a gestão da Faculdade Empresarial de Chapecó. A instituição passou por mudanças, evoluiu, abriu nova unidade, novos cursos e novas especializações. Hoje, a história do empresário e da UCEFF se misturam. “Eu escolhi Chapecó pelo potencial da cidade. É um local receptivo, de povo trabalhador e com contínua capacidade de crescimento”.
E é por acreditar no município que os esforços se dão na área da educação. “Queremos contribuir para o desenvolvimento de Chapecó através do educação, qualificando os jovens com foco empreendedor para o mercado de trabalho, apostando na inovação e no conhecimento”, enfatiza.