Os alunos de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF foram desafiados a construir pontes de macarrão, com peso máximo de 1 quilo, como trabalho prático do semestre letivo. De acordo com o professor Mercio José Lunkes, o trabalho prático teve o objetivo de intuir a aplicação prática dos conceitos básicos da estática, abordados em sala de aula, no que tange o estudo dos esforços das barras nas treliças.
“A ponte de macarrão é uma atividade desenvolvida para estudar estruturas. É formada basicamente por macarrão e cola, na qual os alunos têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos referentes aos esforços que as diferentes barras são submetidas”, explica o professor.
A construção de uma ponte satisfatória tem base no cálculo do esforço de cada um dos elementos constituintes da estrutura. “É imprescindível conhecer o esforço de cada uma das barras, se é tração ou compressão. Portanto, quando o elemento é submetido a uma carga que tende a encurtar o elemento, sua carga é de compressão, quando a força tende a estender o elemento, sua força é de tração”, ensina.