Acadêmicos dos cursos de Engenharia Química, de Produção e Mecânica participaram de uma visita técnica à Indústria de Colchões EKO’7, localizada no Distrito de Sede Figueira.
O complexo fabril da empresa é certificado pelas normas ISO 9001, pela Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica, pela Associação Nacional de Fisioterapia e Quiropraxia, além da Anvisa e do Inmetro. Atualmente, é uma das maiores fabricantes do segmento terapêutico do País.
Acompanhados pelas professoras Elaine Serpa e Mara Lucia Grando, os estudantes puderam conhecer os processos produtivos e as tecnologias empregadas para a fabricação dos materiais. A visita foi guiada pelo engenheiro químico Fábio de Souza, que explicou ao grupo como funcionam as etapas da indústria.
Além da produção de espuma para os colchões, revende o produto para a fabricação de móveis. Inclusive, o processo de fabricação da espuma é de responsabilidade do engenheiro químico responsável.
De acordo com a professora Elaine, o processo de produção da espuma flexível é bastante simples, mas os custos dos equipamentos de produção e da matéria-prima são muito altos. Além das matérias-primas que compõem a espuma, são utilizados na fabricação outros insumos como tecido, fios, etiquetas e plásticos.