Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UCEFF Chapecó realizaram vários ensaios com concreto e argamassa na disciplina de Tecnologia do Concreto e Argamassas. Ao longo do semestre, com supervisão da professora Poliana Bellei, eles criaram experimentos para avaliar resistência e especificidades técnicas do material.
O primeiro ensaio realizado foi com o concreto alternativo. Divididos em grupos, os estudantes produziram diferentes tipos de concreto, utilizando resíduos substitutos para o agregado miúdo (areia) ou aglomerante (cimento), conforme esclarece a professora. Foram produzidos concretos com cinza do bagaço da cana de açúcar, cinza da madeira de eucalipto, fibra de aço, sílica ativa e isopor. Depois, realizaram os testes das amostras obtidas.
Já o segundo ensaio consistiu em produzir estruturas em curva com argamassa armada, cada grupo escolheu uma curva diferente e produziu sua estrutura. Os acadêmicos construíram estruturas de concreto armado, contendo os principais elementos estruturais de uma estrutura: laje, viga, pilar e fundação. Foram produzidas maquetes com armadura e concreto, representando a estrutura.
No último ensaio realizado pelos acadêmicos, alguns dos grupos fizeram a caracterização dos materiais constituintes do concreto: cimento (massa específica), agregado miúdo e graúdo – areia e brita (massa específica, massa unitária e granulometria). As demais equipes realizaram a dosagem do concreto pelo método IPT. Posterior à produção, foram moldados corpos de prova, que também passaram por ensaios de resistência à compressão.