Dialogar. Este é o objetivo do programa “Conversa com a Direção”, que reúne todos os anos gestores e acadêmicos dos cursos de graduação. Nos bate-papos, a conversa transita em assuntos como infraestrutura, metodologias, melhorias e serviços acadêmicos.
Antes, a ação era realizada somente com as turmas ingressantes, como forma de recepção e boas-vindas. Mas a partir deste ano o programa se estendeu, também, para as turmas veteranas. “Nossa intenção é romper com quaisquer limites que possam existir entre a comunidade acadêmica e o grupo gestor da instituição”, comenta a diretora de Ensino, Silviane Lawall Soares. “Esse movimento é fundamental para manter a transparência e o nosso comprometimento com o Ensino Superior”, completa.
A mediação dos encontros é feita pela coordenadora pedagógica, professora Iselda Pereira, que apresenta os temas e contribui com a discussão. “Nada é mais importante que dialogar e conhecer com precisão o olhar dos estudantes”, explica a professora. “Cada estudantes vivencia a graduação de maneira singular. Por isso mesmo nos interessa saber como são essas experiências individual e coletivamente, para podermos agir enquanto gestão”, ressalta Iselda.
Em tom de bate-papo, o diálogo é franco e objetivo. Os estudantes expõe suas percepções sobre os assuntos pautados - que são compilados e, depois, avaliados pelos diferentes setores da IES. Nos encontros realizados, foram levantadas questões como biblioteca, qualidade da rede de internet, serviços das Centrais de Cópia, das cantinas e plataforma virtual de ensino.
Também participaram dos encontros o coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), Ricardo Werlang, o diretor de Regulação, Elton Zeni, e a auxiliar institucional, Cintia Jank.