Loading...

NOTÍCIAS

24 Jan 2019

Estudantes expõem projetos no Campo Demonstrativo Alfa

 

Pela 23ª vez, a Cooperalfa realizou o Campo Demonstrativo Alfa (CDA), tradicional evento voltado ao agronegócio do Oeste catarinense. Neste ano, a UCEFF Chapecó esteve presente através dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Medicina Veterinária, levando inovações e conhecimentos aos agricultores e visitantes.

 

Participaram do CDA professores e estudantes da instituição, com a intenção de aproximar a academia das práticas e rotina no campo. Para a coordenadora de Agronomia, professora Magdalena Lajus Travi, o espaço é uma oportunidade dos acadêmicos conhecerem melhor os campos de atuação, mas, sobretudo, de exercitarem seus conhecimentos.

 

E foi com este objetivo que acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Civil apresentaram no CDA duas ferramentas práticas, sustentáveis e econômicas. Uma das tecnologias é o “Tubo de Venturi”, também conhecido como Aerador. O equipamento é utilizado, principalmente, na piscicultura e tem a função de incorporação de oxigênio para a água. Além disso, pode ser empregado na irrigação de lavouras, onde o herbicida é succionado por meio do vácuo, como explicam os jovens. 

 

  • Da sala ao campo

 

Outro grupo decidiu elaborar o “Carneiro Hidráulico”, uma bomba de água que funciona sem combustível, nem energia elétrica. O acadêmico do 3º período de Agronomia Pedro Pasin comenta que a ideia surgiu para suprir uma demanda na propriedade se seu tio. Por consequência, a ferramenta acabou se tornando trabalho da disciplina de Física e vitrine científica no CDA.

 

Pelo fato do equipamento funcionar pela gravidade, bombeando a água de um lugar a outro, o modelo se torna sustentável e barato. “É um equipamento ótimo para agricultores que necessitam levar água para grandes distâncias. E o ‘carneiro’ não somente tem um custo reduzido, como funciona de forma ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia”, explica Pedro.

 

Se depender da relação custo-benefício, o “carneiro” é um ótimo investimento. Segundo o acadêmico, o custo de produção é de aproximadamente R$ 100,00 e utiliza somente cano PVC, roscas e cola.



Inovação no campo


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento