Loading...

NOTÍCIAS

24 Nov 2019

Estudantes de seis cursos de graduação participam do ENADE

 

Neste domingo (24) foi realizado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Cerca de 435 mil estudantes de 29 cursos do Ensino Superior no Brasil passaram pela prova. O Exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos.

 

Na UCEFF Chapecó, mais de 500 acadêmicos concluintes de seis cursos de graduação participaram do ENADE. A avaliação é um dos critérios obrigatórios para a obtenção do diploma. Desta vez, os cursos avaliados na instituição foram: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

 

O ENADE tem como principal objetivo acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, além do desempenho acadêmico em relação aos conteúdos pedagógicos previstos nas diretrizes curriculares. Carine Gheno, estudante do 9º período de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF, conta que foi puxado conciliar a preparação para o Exame com os estudo, especialmente para a jovem, que realiza o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

 

“Foi um pouco tenso”, confessa a graduanda. “Mas os professores nos ajudaram a entender a prova, passando as orientações”. Carine entender que o ENADE é fundamental para sua formação, afinal, o resultado da nota implica em seu Histórico Escolar. “Se tiver uma nota muito baixa, pode nos complicar. Embora os simulados e as atividades tenham contribuído para entendermos a prova”, pontua a jovem.

 

  • Força e foco

Na área externa da entrada da Unidade Palmital, coordenadores de curso, professores e a Coordenação Pedagógica recepcionaram a chegada dos acadêmicos desde cedo. Foram distribuídos kits com água, canetas e chocolates para deixar todo mundo preparado. Também foi o momento de concentração.

 

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção da UCEFF, professora Mara Lucia Grando, conta que a prova foi uma surpresa, já que os cursos da instituição passariam pelo ENADE somente em 2020. “Por conta de uma mudança de ciclo do Ministério da Educação (MEC), soubemos da prova no início deste ano”, comenta. “Mas rapidamente nos mobilizamos e passamos a sensibilizar os acadêmicos sobre a importância do Exame”.

 

Os estudantes dos seis cursos tiveram acesso a conteúdos preparatórios, como simulados, aulões de Língua Portuguesa e trilhas do saber. “Sabemos que o ENADE tem um peso significativo para o currículo dos nossos acadêmicos, mas a nota também é importante para a instituição, pois avalia a qualidade de ensino dos cursos”, explica a professora Mara. 

 

  • Qualidade do Ensino

De acordo com o Manual do ENADE, o Exame também tem como finalidade avaliar as habilidades dos estudantes para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

 

Além disso, os resultados do ENADE poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Isso porque, os formandos que passam pela prova precisam preencher um questionário socioeconômico.

 

Ainda segundo do Manual, com todos os dados poderão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.



Qualificação do Ensino Superior


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento