Nada mais importante que receber orientação profissional na hora de abrir um negócio, certo? E foi justamente essa oportunidade que estudantes de Administração e Ciências Contábeis da UCEFF Chapecó tiveram na semana passada. Duas consultoras do Sebrae de Chapecó realizaram monitoria para os projetos do Plano de Negócios deste semestre.
A atividade preparatória resulta nas Atividades Corporativas do 5º período dos cursos, na qual os acadêmicos desenvolvem produtos ou estudos baseados em experiências reais de mercado. E este é o melhor momento, já que as propostas estão em fase de desenvolvimento e muitas dúvidas começam a surgir. De acordo com a consultora de negócios do Sebrae Veridiane Endres, a intenção da monitoria é orientar e alinhar expectativas, a fim de criar coesão na ideia.
O trabalho se torna ainda mais importante na academia. Veridiane explica que a presença de um profissional com experiência prática e de planejamento enrique os projetos dos estudantes, direcionando-os e minimizando as fragilidades. “Avaliamos e fizemos considerações justamente para entender se o acadêmico está no caminho certo e se ele pensou em cenários positivos e negativos”, pontua a consultora.
Se alguma vez você pensou em adotar ou doar um animalzinho, certamente levou um tempo para encontrar grupos em redes sociais. Ou demorou para encontrar cuidadores responsáveis. Pensando em mediar e facilitar as doações, quatro acadêmicas de Ciências Contábeis decidiram criar um aplicativo. Em teoria, o app reuniria cuidadores e pessoas que procuram pelos animaizinhos.
Michelli Baggio, uma das integrantes do grupo, conta que a ideia surgiu por dois motivos: pela ausência desse serviço na cidade e pelo envolvimento das colegas com a causa animal. “Achamos que esta seria uma forma de ajudar os animais, os cuidadores e, também, a cidade”, comenta a jovem.
Depois de passarem pela mentoria, o app chamado de “SOS Animal” passará por alguns ajustes, o que para a estudante não é problema nenhum, pelo contrário. “Receber as sugestões na monitoria foi muito importante, pois enxergamos nosso projeto de um modo diferente”.
A consultora Veridiane, especialista em Liderança Estratégica, ainda ressalta que esse processo de aprimoramento é fundamental. Isto é, um negócio busca resolver um problema real, mas antes disso, é preciso compreender a relevância, a viabilidade comercial e financeira do serviço ou produto.