São pouco mais de 20 quilômetros que separam o município de Cordilheira Alta de Chapecó, duas cidades vizinhas e bem próximas. Em função disso, muitos estudantes do município de Cordilheira veem nas terras chapecoenses a possibilidade de ingressar no ensino superior. Na tarde desta quarta-feira (26), um grupo de estudantes e professores percorreram o trajeto da BR-480 até a UCEFF e puderam conhecer os laboratórios, cursos e professores da instituição.
Os alunos estudam na Escola de Ensino Básico Cordilheira Alta e durante a tarde da quarta-feira visitaram o campus da UCEFF em Chapecó, no Bairro Santa Maria e no Bairro Palmital. Nos espaços foi possível conhecer os cursos e conversar com professores e técnicos dos laboratórios. A atividade é a segunda de uma jornada para conhecer a UCEFF, que além da visita, contou com chamadas pelo Google Meet onde foi possível tirar dúvidas, trocar figurinhas e conhecer o máximo possível da instituição.
Juliana Pagno, estava entre os estudantes, ela sonha em fazer medicina veterinária desde a infância. Mas com o tempo passou a se interessar pelo universo da Odontologia. Ela conta que a visita foi uma forma de tentar decidir entre um caminho ou outro. “Eu gosto muito de animais e quando vi os estudantes fazendo as práticas deu um quentinho no coração. Acho que sei qual rumo tomar”, conta com alegria Juliana.
Outro ponto da visita que atraiu os estudantes foram os experimentos de engenharia. O professor Fabiano Faller, coordenador de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, ressalta a importância desse contato entre comunidade e academia. O professor fala que esse momento é interessante, pois os estudantes têm a possibilidade de ver como a engenharia ocorre e suas possibilidades práticas. Essas questões muitas vezes não são atendidas no ambiente escolar, quando trabalhadas disciplinas de exatas, por exemplo, que são a base das engenharias. “Foi super positivo, os alunos tiraram dúvidas, tanto sobre a elétrica quanto sobre a mecânica. Eles não conheciam, e com a visita puderam vislumbrar as possibilidades de carreira dentro dos cursos”, relata o professor.