Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UCEFF Chapecó receberam uma palestra sobre “Dimensionamento de Aterros Sanitário e Estações de Tratamento de Água e Efluentes”. O responsável por conduzir a conversa foi o engenheiro ambiental e sanitarista William Dill Arenhardt.
Servidor público e consultor na área Ambiental, William esclareceu dúvidas sobre a elaboração de projetos em Aterros e Estações de Tratamento de Água e Efluentes, além de orientar os estudantes sobre os erros mais comuns na construção de espaços como esses, a fim de minimizar danos e problemas ambientais.
Como esclarece o palestrante, se o profissional não tiver uma mínima bagagem ou conhecimento sobre e elaboração de projetos, é muito provável que ele enfrentará alguns problemas. “Existem muitas variáveis que devem ser avaliadas antes de iniciar um projeto, como o porte da empresa ou espaço disponível. Em todos os casos é imprescindível ter o mínimo conhecimento possível”, pontua William.
Além disso, ele reforça que um meio de praticar mesmo sem muito conhecimento, é se basear em plantas de projetos que já estão em operação e que estão funcionando regularmente. Outro meio é trabalhar em parcerias, porque geralmente os trabalhos das áreas de Engenharias se cruzam em certas etapas e isso a aproximação entre as profissões torna o trabalho mais eficiente.