Recentemente, o curso de Engenharia Mecânica da UCEFF Chapecó recebeu Conceito 4 do Ministério da Educação (MEC), avaliação na qual a nota máxima é 5. Agora, o curso recebeu o Reconhecimento do MEC, condição necessária para a validade nacional dos diplomas. Ou seja, além de Engenharia Mecânica ser um dos melhores cursos de graduação, sua validação está garantida pelo órgão.
Segundo o coordenador do curso, professor Filipe Sehn Febras, as excelentes avaliações são resultado de um esforço contínuo em garantir as condições ideias para a formação do estudantes. “É importante destacar também a dedicação do corpo docente e as contribuições que recebemos em sala, como críticas e elogios dos acadêmicos”, salienta Filipe.
Outros importantes fatores coincidiram para o reconhecimento do curso. Como explica o diretor de Ensino, professor Elton Zeni, os cursos de engenharia da UCEFF têm a vantagem de colaborarem constantemente entre si. “Isso garante que o nosso trabalho se torne cada vez mais consolidado, assim como favorece a interdisciplinaridade do conhecimento”.
De acordo com o MEC, além do corpo docente qualificado, a infraestrutura e o projeto pedagógico também são aspectos de destaque para a Engenharia Mecânica. Elton comenta que o relatório apresentou observações positivas para ambos os tópicos. Mas as boas notícias não terminam por aí, já que o curso oficializou o reconhecimento junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), garantindo a atribuição profissional aos egressos.
“Nós ficamos muito contentes, pois nossos acadêmicos têm conseguido boas colocações no mercado de trabalho”, afirma professor Elton. E isso significa que o trabalho da instituição está no caminho certo. “Mas a nossa intenção é fazer mais do que somente transferir conhecimentos práticas, procuramos oferecer habilidades para que o exercício da profissão seja instigante, criativo e crítico”, completa.