Acadêmicos do 8º período do curso de Engenharia Elétrica da UCEFF Chapecó tivera uma aula especial na última sexta-feira (08). Acompanhados pela professora Joiris Manoela Dachery, o grupo visitou o Parque Eólico de Água Doce, no meio-oeste catarinense com o objetivo de aliar a teoria com a prática e apresentar os equipamentos para os estudantes.
Conforme esclarece a professora, a visita técnica também teve a finalidade de concluir o Projeto de Prospecção Eólica, no qual os estudantes tiveram que elaborar projetos de usinas eólicas. "A cada componente que viam e a cada explicação da guia turística os acadêmicos lembravam das explicações em sala e isso é o mais interessante", comenta Joiris.
O Parque Eólico de Água Doce possui 109 aerogeradores, sendo 23 com 0,5 MW e 86 com 1,5 MW, com um total de 140,5 MW de potência instalada. Até 2022 estima-se que mais 100 aerogeradores sejam implantados na região.
Água Doce, próximo a Caçador, é reconhecida como a Capital Catarinense da Energia Eólica, justamente por compor o maior conjunto eólico do estado, composto com 109 aerogeradores.
Os oito parques produzem energia suficiente para abastecer um contingente de aproximadamente 500 mil habitantes. Os estudos para a implementação do Complexo surgiram em 2002 e dez anos depois, em 2012, o parque passou a funcionar.