Praticar é tão importante quanto teorizar. Especialmente quando é preciso ter exatidão sobre os processos. Esse é um dos objetivos da disciplina de Controle Analógico e Digital, do curso de Engenharia Elétrica, ministrada pelo professor Marcelo Kenzi Makiyama.
Durante a disciplina, acadêmicos do 8º período compreenderam o funcionamento de cada equipamento de medição analógica (tubo de pitot, tubo de Venturi, turbina, entre outros). A partir da aula expositiva, foram elaboradas aulas teóricas, demonstrando cálculos, programações, sistemas de operação, vantagens e desvantagens dos medidores dentro da indústria.
Imbuídos de conhecimentos técnicos e manuseio dos equipamentos, estudados em fenômenos do transporte, os estudantes foram desafiados a colocar em prática o que estava no papel, realizando a montagem de um sistema onde empregaram determinados tipos de instrumentos de medição, com a intenção de observar os resultados dos cálculos anteriormente elaborados.
Durante as apresentações, alguns acadêmicos conseguiram implementar sistemas de controles utilizando arduíno (uma placa utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica), tornando o custo do processo reduzido, além de criar um bancos de dados com resultados, o que auxilia o registro e acesso das informações.
Todo controle de processo se baseia em inúmeras medidas encontradas através de instrumentos adequados para cada situação. E, segundo o professor Marcelo, ter domínio sobre tais ferramentas é imprescindível quando o profissional realiza as práticas profissionais no dia a dia. “Não é um trabalho simples, precisamos levar em conta muitos aspectos”, argumenta. “Isso porque, o tipo de produto a ser medido ou quais problemas podem ser encontrados durante a instalação acabam sendo resolvidos por meio dos cálculos e testes que determinam os devidos ajustes nos processos, minimizando quaisquer erros”.