Na última quinta-feira (08), o curso de Engenharia de Produção da UCEFF Chapecó promoveu a “Roda de Conversa: Integração entre egressos e acadêmicos”. A proposta foi reunir cinco profissionais que passaram pela instituição para conversarem com os estudantes.
Criado em 2009, o curso foi a primeira engenharia a chegar no campus Chapecó. Ao longo desse tempo, contribuiu com a formação profissional em Chapecó, estabelecendo-se como graduação referência na área. Dentre os convidados para o bate-papo, estiveram egressos de muitos períodos.
Para a coordenadora do curso, professora Mara Lucia Grando, além de sentir orgulho ao ver o crescimento profissional de seus, então, estudantes, encontros como o promovido são muito ricos para a formação acadêmica. “Os egressos já passaram pela experiência da faculdade e podem orientar ou apresentar soluções práticas para os acadêmicos que hoje se preparam para a profissionalização”, explica a professora.
No caso de Aline Olm de Francisco, egressa da 2ª turma do curso, a decisão sobre a carreira demorou pra surgir, mas quando veio, não houve dúvida. Em 2008, ela tinha acabado de concluir o ensino médio e estava indecisa sobre o que cursar. “Decidi fazer Técnico em Alimentos, concluí o curso e uma professora da UCEFF sugeriu que eu cursasse Engenharia de Produção, embora eu quisesse fazer Química”, lembra a jovem.
Hoje, Aline é Analista de Produtividade na Aurora Alimentos, onde ela trabalha há 10 anos. E foi justamente o “impulso” da professora que o desejo pela profissão surgiu, especialmente porque ela acabou se inspirando pelo trabalho da docente. “Optei por Produção e me apaixonei pelo curso”.
Outro egresso teve uma trajetória diferente. Glauber Wandscheer dividia os estudos com o trabalho em uma usina hidrelétrica. Prestes a concluir o curso, a empresa foi comprada pela estatal norueguesa Statkraft. “Eu confesso que fiquei apreensivo e na transição das empresas eu achei que seria demitido”. Logo os medos deram lugar à alegria, pois ele foi convidado pela estatal para assumir o cargo de Supervisor de Usinas Hidrelétricas e continua até hoje. “Retornei à UCEFF e atualmente curso o MBA Executivo em Gestão de Pessoas. O mercado nos ensina que graduação é considerada uma qualificação básica, ou seja, precisamos nos qualificar continuamente”, comenta Glauber que deixa o recado como dica aos acadêmicos.
A noite de bate-papo contou com a presença de outros três egressos do curso. Adilson Zattera falou sobre a sua experiência na empresa Rafitec, especializada em embalagens; Anderson Castagna socializou a sua rotina na APTI Alimentos; e Astor Bitdinger Junior dividiu sua bagagem na Ogochi Menswear. A Roda de Conversa fez parte da Jornada Politécnica - Evoluímos em rede de forma colaborativa.
Como dica profissional, Aline ressaltou aos acadêmicos que a ansiedade pode ser inimiga, neste caso, das boas relações. “Eu costumo dizer que o grande desafio da Engenharia de Produção está em não julgar as pessoas; primeiro julgue os processos. Se o nosso processo não está bom, as pessoas jamais poderão dar o melhor de si”, ressaltou a Analista, ao sugerir aos estudantes não subestimem quem está e outros cargos.