Com a intenção de aproximar os estudantes do mercado profissional, o curso de Engenharia Civil da UCEFF Chapecó promoveu uma palestra sobre elevadores com representantes da empresa multinacional Thyssenkrupp, uma das referências em elevadores, produtos de acessibilidade, escadas e esteiras rolantes. Mais do que esclarecer os tipos de equipamentos existentes, os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito da segurança e normas, como o dimensionamento dos elevadores.
Segundo o palestrante, Márcio Fernando Maschio, representante da empresa em Chapecó, o elevador é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo — se você pensava que era o avião, saiba que ele está em segundo lugar. No entanto, mesmo com todo esse “prestígio”, é preciso ter conhecimentos consistentes em relação aos elevadores. “Atualmente, a incidência de acidentes é muito baixa, geralmente acontece quando empresas não qualificadas realizam manutenção de forma errônea e não autorizada”, pontua o especialista. A situação se agrava, especialmente quando a falta de conhecimento ou mal planejamento técnico é desconsiderado.
Parece simples, mas quando um engenheiro civil tem mãos o projeto da obra, muitos fatores devem ser levados em conta. “A segurança, onde ficarão as saídas de emergência, o tráfego de pessoas, o dimensionamento (distâncias e tamanhos), quantas paradas haverá, altura que o elevador vai percorrer, a quantidade de elevadores. Enfim, é uma série de procedimentos que envolvem a instalação do equipamento”, comenta a professora Poliana Bellei.
Para o professor Paulo de Magalhães Neto, a atividade é muito significativa, uma vez que corresponde à realidade da profissão, ou seja, ao futuro do estudantes. “De fato, são conhecimentos de natureza técnica, mas que influenciam diretamente a vida dos estudantes e das pessoas que farão uso cotidiano dos espaços. Por isso precisamos desde logo introduzir tais conhecimentos às práticas ainda na academia”, completa.