O Núcleo de Sustentabilidade, em parceria com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, criou uma ação simples, mas muito eficaz para reutilizar as caixas cartonadas (Tetra Pak ou longa vida). A embalagem, muito empregada na indústria láctea, para conservar alimentos líquidos ou pastosos, é totalmente reciclável e pode ter outras aplicações depois do descarte.
Uma das possibilidades é a produção de isolante térmico, no qual a “caixinha” é inteiramente utilizada. Ainda assim, existem outras aplicações possíveis, como a elaboração de telhas, pisos, móveis e até canetas esferográficas.
A iniciativa do Núcleo é arrecadar preferencialmente embalagens de leite, que se tornarão forros ou mantas de isolamento térmico. Esta é uma excelente solução para moradias populares ou grandes espaços, uma vez que o custo de produção é praticamente mínimo. Em razão dessas embalagens possuírem alumínio, o metal reflete cerca de 95% do calor e, deste modo, contribui para diminuir a temperatura interna dos ambientes.
Conforme afirma a coordenadora do Núcleo e do curso, professora Elaine de Souza Neves Serpa a intenção é sensibilizar a comunidade acadêmica, alertando-a sobre o descarte adequado dos resíduos sólidos. “Além disso, contribuímos com a produção de novos forros, incentivando tanto a sustentabilidade quanto o gesto solidário”, pontua.
Para colaborar com a ação, basta entregar as caixas de leite, suco ou achocolatado limpas e secas na Recepção da Unidade Palmital e Unidade Central, em horário comercial. Haverá identificação nos pontos de coleta haverá. Caso não consiga trazer, uma bela maneira de contribuir é divulgar aos amigos e vizinhos. Afinal, a responsabilidade socioambiental é de todos nós.