Energias renováveis e planejamento estratégico em pauta
A UCEFF participou, nesta terça (6) e quarta-feira (7), do 1º Seminário Internacional em Energias Renováveis da Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER). O evento tratou sobre o planejamento energético e assuntos voltados às energias renováveis. Palestrantes do Brasil e do exterior debateram assuntos importantes ligados à sustentabilidade. A instituição de ensino levou ao público a impressora 3D, amostras de concreto sustentável, célula de hidrogênio e toda a grade de cursos de graduação e pós-graduação.
O evento contou com palestras sobre análise das condições eólicas, aplicações dos sistemas de energia renováveis na Europa, produção industrial de biodiesel, entre outros. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Luis Eduardo Palomino Bolívar com o tema 'Todo Conectado com Menos Energia'. Depois, os professores Eduardo Bueno, Liane da Silva Bueno e Rodrigo Vitto abordaram 'As Condições Eólicas no Meio-Oeste Catarinense'.
O palestrante da Itália, professor Mario Nicotera, abordou o tema 'Mercado Fotovoltaico na Europa". Sérgio Vidal Garcia Oliveira encerrou o primeiro dia discutindo 'Processamento Eletrônico de Energia Elétrica a partir de Fontes Alternativas Renováveis'.
Na quarta-feira (7), o professor Clenoir Antonio Soares debate 'Produção de Biogás em Escala Real a partir de Dejetos Suínos'. Já o professor da UCEFF, João Barassal Neto, tratou sobre 'Ecohouse Sustentável'. José Vladimir de Oliveira abordou a 'Produção Industrial de Biodiesel' e Maro Jinbo encerrou o evento com a palestra 'Turbina Eólica sem Pás Convencionais, Turbina Eólica de Efeito Magnus'.
FCTER
A FCTER é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como parceiros apoiadores as organizações públicas e privadas, instituições de ensino superior públicas, comunitárias e privadas, instituições de pesquisa, empresas privadas e associações de entidades de classe, voltada para o desenvolvimento nacional, de forma sustentável, através de ações para o desenvolvimento cientifico, tecnológico e de inovação.