22 Ago 2017

Encontro promove a inclusão pessoal, social e profissional

A UCEFF, por meio do Núcleo de Acessibilidade, é parceira da Fundação Aury Luiz Bodanese e participará do 2º Workshop Viva as Diferenças - Juntos Construímos um Mundo Melhor para Todos. O evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto de 2017, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

O objetivo é promover a inclusão pessoal, social e profissional das pessoas com deficiência a fim de sensibilizar a comunidade. O evento promoverá palestras, mostra de talentos, desfile de moda, apresentações artísticas e socialização de vivências.

ACESSIBILIDADE

No estande da UCEFF, os visitantes conhecerão as ações do Núcleo de Acessibilidade da instituição. Uma das atividades é a distribuição da cartilha de orientação aos docentes do processo ensino-aprendizagem para incluir alunos com deficiência.

O Núcleo também orientará os visitantes sobre as acessibilidades tecnológicas, física, pedagógica e atitudinal. A acessibilidade tecnológica prevê tecnologia assistiva para a acessibilidade pedagógica nas comunicações e informações; acessibilidade física prevê adequação arquitetônica, de mobiliário e informação/sinalização; acessibilidade pedagógica se refere ao material didático e pedagógico adequado e acompanhamento profissional; e acessibilidade atitudinal trata sobre a quebra da barreira do preconceito educando e estimulando a cultura da acessibilidade através da integração da comunidade acadêmica em projetos e ações promovidas pela instituição.

“Queremos promover a cidadania e a dignidade da pessoa com deficiência e a mudança de comportamento da sociedade”, comentou a membro do núcleo, professora Andriele Panosso.

PARTICIPAÇÃO

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 25 de agosto. Quem fizer a inscrição antecipada ganha certificado de participação. O site para inscrição é: http://www.falb.org.br/vivaasdiferencas/

Terça-feira: 29/08 – 13h às 20h

SALA SORRISO

16h às 16h50: “Experiências de Vida” – Palestrante Mães de alunos da APAE;

17h às 17h30: “Sentindo na pele” – Vivências que mostram um pouco da realidade de uma pessoa com deficiência;

SALA MAGIA

16h às 16h50: “A inclusão também inclui você” – palestrante Lilian S. Rodrigues;

17h às 17h40: “Tipos de deficiência e o papel do psicólogo na avaliação da deficiência intelectual” – palestrante Francine Garghetti.

PALCO PRINCIPAL

17h45: Apresentação André Luiz Elly;

18h: Palestrante José Luiz Tejon – “Guerreiros não nascem prontos: a vitória da jornada humana”;

19h15: Desfile inclusivo;

20h: Encerramento.

Quarta-feira: 30/08 – 10 às 12h - 14h às 21h

SALA SORRISO

10h30 às 11h10 – “Tecnologias voltadas a soluções para pessoas com deficiências” – palestrante Tiago Zonta;

11h15 às 11h55: “Anatomia sinalizada” – palestrante Marineiva Moro Campos de Oliveira;

14h às 15h: “Eu escolhi ser feliz. E você? Seja o autor da própria história” – palestrante Gisely Niedermayer.

SALA MAGIA

10h30 às 11h10: “O desenvolvimento motor típico e atípico durante o primeiro ano de vida” – Núcleo Especializado em Avaliação e Reabilitação Infantil;

11h15 às 11h45: “Sentindo na pele”: Vivências que mostram um pouco da realidade de uma pessoa com deficiência.

PALCO PRINCIPAL

15h30 às 16h30: Promotor Eduardo Sens;

16h35 às 17h30: Jackson Follmann;

17h30: Coquetel;

18h10: Apresentação artística alunos do CAPP em parceria com o Senai – apresentação artística Adevosc;

18h40: Socialização de vivências;

19h: Desfile inclusivo;