Curiosa e preocupada em contribuir com o espaço em que está inserida, Kelly Vanessa Braatz, se formou em agosto de 2019 no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UCEFF Chapecó. Kelly conta que a graduação oportunizou que ela pudesse viver experiências de campo e a participação em projetos com a sociedade.
Em poucos dias, no dia 11 de abril, iniciam as aulas do Mestrado. Kelly se destacou no processo seletivo de Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A Egressa da UCEFF ficou em primeiro lugar na seleção.
A trajetória de Kelly passa a traçar novos rumos a partir de 2017 quando inicia sua participação no Laboratório Experimental de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (LEAU). O projeto proposto no LEAU quando ela ingressou foi focado nas cooperativas de catadores de materiais recicláveis do município de Chapecó. O objetivo era propor melhorias, que pudessem garantir uma maior qualidade de trabalho para as pessoas envolvidas.
A partir dessas visitas Kelly e os colegas elaboraram relatórios técnicos com as fragilidades, mudança no layout operacional, problemas de estrutura física, necessidade de equipamento e os aspectos de meio ambiente com potenciais riscos sanitários e ambientais. Um trabalho feito a muitas mãos e de grande riqueza na qualificação do aprendizado adquirido no curso.
“A partir dessa experiência, eu decidi conhecer e explorar o processo de gestão dos resíduos sólidos. Foi então que busquei um estágio no Departamento de Resíduos Sólidos do município de Chapecó. Durante o período de estágio eu tive a oportunidade de conhecer todo o processo operacional que envolve a gestão de resíduos sólidos urbanos, assim como as atividades burocráticas que o departamento desenvolvia”, conta Kelly com ar de nostalgia.
Kelly destaca ainda que Chapecó naquele período destacava-se em nível nacional no emprego de arranjos diferenciados na gestão dos resíduos sólidos urbanos. “Com o apoio do meu orientador de estágio decidi descrever todas as etapas praticadas no município de Chapecó em forma de artigo científico, para assim divulgar as práticas exitosas do departamento. No ano de 2018 representei a UCEFF no 10° Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, onde apresentei o artigo e recebi menção honrosa pelo conteúdo.
No ano de 2019 Kelly precisou decidir pelo trabalho de conclusão de curso. Ela sabia que o que a intrigava era ir a campo e foi o que fez. “Eu sai a campo para conhecer a realidade de dezenove municípios do extremo Oeste”, comenta. O trabalho intitulado ‘Diagnóstico da gestão de resíduos sólidos dos municípios da microrregião da associação de municípios do extremo oeste de Santa Catarina (AMEOSC)’ , oportunizou que eu pudesse conhecer as problemáticas e desafios que cada gestor municipal”, relata.
A temática cativou Kelly a tal ponto que ela tomou como rumo a pesquisa. Para poder seguir com o anseio de buscar mais, resolveu ingressar em um curso de Mestrado. A linha de pesquisa escolhida no Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é “Planejamento e Gestão Ambiental”.
Kelly conta que almeja desenvolver a pesquisa voltada a Viabilidade de Implantação de Consórcio Intermunicipal nos Municípios da AMEOSC, com objetivo de construir alternativas de melhorias aplicáveis aos municípios de pequeno porte, tanto econômicas quanto ambientais.
Kelly é um exemplo da importância de ir além da sala de aula e aproveitar ao máximo as possibilidades da graduação. É por meio de experiências ricas como essa que a formação se torna valiosa.