O Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF, em parceria com o Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (GAPA) de Chapecó, realizou uma ação de conscientização com o grupo de idosos do bairro Passo dos Fortes.
A tarde foi aproveitada de uma maneira diferente. No lugar das conversas, jogos e atividade, o grupo recebeu uma palestra conduzida pela representante do GAPA Roseli Malacarne Santander. Cerca de 50 idosos foram alertados sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), além dos vírus HIV (causador da AIDS) e HPV.
De acordo com Roseli, a atividade foi dinâmica e participativa, o que é muito significativo, uma vez que a estimativa é que 2030, 70% das pessoas acima de 60 anos tenham contraído HIV. Ou seja, mais do que informar é prevenir que novos casos aconteçam.
Por serem doenças sem cura, o trabalho de prevenção é essencial. “Sabemos que o público com mais de 60 anos tem vida sexual ativa, o que nos faz reforçar o trabalho de prevenção e proteção, para minimizarmos os casos”, comenta Roseli.
Assim, ao esclarecer como usar e onde buscar informações, o trabalho do GAPA contribui com o rompimento de hábitos pouco saudáveis. Roseli comenta que é muito comum o público idoso ter mais preconceitos em falar sobre sexo e sexualidade do que o público jovem, o que faz as palestras surtirem mais efeito quando as pessoas interagem e esclarecem suas dúvidas.
Ao final da palestra, bolsistas do Núcleo e o CAPA fizeram a distribuição de preservativos e também ofereceu um lanche da tarde para os participantes.