Em alusão à Semana do Meio Ambiente (que iniciou dia 04 de junho), o Núcleo de Sustentabilidade da UCEFF Chapecó proverá nesta quinta-feira (07) a exibição do documentário “Atingidos Somos Nós”, produzido e dirigido por Carmem Giongo. O média-metragem retrata o impacto social e ambiental que a construção da Hidrelétrica de Itá causou na vida de agricultores e moradores do entorno do reservatório.
O filme é resultado da tese de doutorado em Psicologia Social e Institucional, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que Carmem concluiu em 2017. Durante o trabalho de pesquisa, a psicóloga registrou em vídeo os relatos dos moradores que decidiram permanecer em suas propriedades, mesmo com as dificuldades que a construção causou na rotina de trabalho, nas comunidades e propriedades rurais.
A exibição do documentário inicia às 19h, no auditório do Centro Politécnico, com a presença de acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Química. O evento é aberto ao público e, após a sessão, será realizado um bate-papo com o co-roteirista do filme, o jornalista e documentarista Cassemiro Vitorino, da produtora chapecoense Margot Filmes, e com o integrante da Coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de Santa Catarina, Pedro Melchior.
"Atingidos somos nós" é um documentário independente que narra as histórias de vida e os impactos socioambientais produzidos pela construção da Hidrelétrica de Itá, localizada entre a cidade de Aratiba, no Rio Grande do Sul, e a cidade de Itá, em Santa Catarina. A hidrelétrica entrou em operação no ano 2000 e atingiu cerca de 3500 famílias. Na época, muitos moradores foram reassentados em outras regiões, mas grande parte permaneceu residindo nas comunidades rurais atingidas. Nesta produção, o foco são as narrativas dos agricultores que permaneceram vivendo no entorno do reservatório após a construção da obra. Estes pequenos agricultores vivem em condições muito precárias e estão presenciando o desaparecimento de suas comunidades. O documentário é fruto de uma tese de doutorado desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional.