A prática promoveu a interdisciplinaridade entre os cursos
Promover a interdisciplinaridade e a integração entre os acadêmicos. Esse foi o objetivo do Workshop de Terapia Nutricional realizado na última sexta-feira (22) pelos cursos de Enfermagem e Nutrição da UCEFF.
Na oportunidade, participaram as turmas do terceiro período de ambos os cursos que puderam aprender mais sobre o funcionamento das equipes multiprofissionais nos hospitais e a importância da terapia nutricional na recuperação dos pacientes.
Momento enriquecedor
Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da UCEFF, Micheli Trentin, a atividade integrou os alunos dos cursos para que eles pudessem conhecer a importância, os tipos de dietas e como elas devem ser administradas aos pacientes a nível hospitalar.
“A Enfermagem tratou dos cuidados, em como é feita a passagem de sondas, limpeza da sonda para não ter risco de broncoaspiração ou alguma reação ao receber essas dietas, seja via enteral ou parenteral. Já a Nutrição falou sobre quais são as fórmulas existentes, como são calculadas as dietas e quais os cuidados necessários para qualquer patologia. Foi uma troca bem interessante para tirarmos dúvidas e saber mais sobre o funcionamento dessa integração entre os profissionais da Saúde”, conta.
Temática relevante
De acordo com a professora da disciplina de Patologia da Nutrição e Dietoterapia I, Sandréli Terezinha da Cruz, o Workshop foi feito com o intuito de proporcionar aos futuros profissionais da área um conhecimento mais aprofundado sobre essa temática, uma vez que esse tratamento possui importância absoluta e crescente para os pacientes principalmente no âmbito hospitalar.
“O corpo discente pôde acompanhar a complexidade de como a abordagem dessa terapia ocorre, além das indicações, contra indicações e suas consequências, além de poder ver alguns dos tipos de fórmulas mais utilizados e a forma de administração. Essa temática é de extrema importância para os graduandos, uma vez que dentro do âmbito hospitalar, a Enfermagem é responsável pela administração da terapia nutricional e o nutricionista é responsável pela avaliação nutricional do paciente, observação criteriosa para escolha da terapia correta e seus devidos cálculos nutricionais. Ou seja, a equipe interdisciplinar precisa ter conhecimento sobre o assunto para o melhor tratamento ao paciente”, conclui.