Loading...

NOTÍCIAS

25 Mar 2021

CURSOS DE ENGENHARIA PROMOVEM "2° LIGA DE ROBÔS"

 

Seja no desenvolvimento de vacinas ou medicamentos, ou mesmo nas ferramentas que auxiliam a manter a segurança e o distanciamento social, a tecnologia tem contribuído muito para o combate à pandemia de Covid-19. É pensando nisso que o projeto “Liga de Robôs” terá sua segunda edição, afinal, colocar em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula é uma forma de crescimento e desenvolvimento. 

 

Neste sábado (27), às 9h da manhã, você pode acompanhar pelas redes sociais da UCEFF a “2° Liga de Robôs”. Uma atividade acadêmica de extensão, que conta com a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. A competição terá seis equipes com dois integrantes cada. Os competidores disputarão entre si e a dupla com maior pontuação será a campeã. 

 

O objetivo da atividade é que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula ao longo do curso, desde o projeto elétrico, projeto mecânico, até a programação. O coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, Fabiano Faller, explica que os estudantes “montaram os robôs do zero, desenvolveram desde o desenho feito em software até a programação.” O professor explica ainda que a atividade envolve diferentes áreas do conhecimento, em função disso algumas escolas da região irão acompanhar a atividade.

 

A primeira edição ocorreu no ano de 2019, e neste momento o desafio é realizar a atividade em meio a pandemia. Para isso, serão tomados todos os cuidados, como o uso obrigatório de máscara, óculos de proteção, distanciamento e o álcool em gel. Além disso, haverá um espaço individual para que cada equipe possa fazer manutenção nos robôs, com ferramentas higienizadas. 

 

 

 

Confira algumas regras:  

  • Os robôs poderão ter peso máximo de 1kg com formato e dimensão de livre escolha dos competidores;
  • As disputas ocorrerão em formato de duelo um contra um e o campeão será decidido por nocaute ou por pontos contabilizados pelos juízes;
  • As equipes devem ser formadas por uma ou duas pessoas e apenas uma pode controlar o robô no dia da competição;
  • Caso o robô apresentado no dia do evento esteja diferente do projeto, o competidor está automaticamente eliminado da competição;
  • Vence o robô que permanecer inteiro ou dentro da arena no final dos 5 minutos. Caso os dois competidores permaneçam nas condições de vitória, caberá aos juízes decidirem o vencedor, com base na iniciativa de ataque dos competidores. O robô com maior número de investidas vence o desafio;
  • Não é permitido que o robô possua peças cortantes ou que se desprendam de seu corpo. Caso perca alguma peça, será considerado eliminado.
#LigaDeRobôs


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento