Nesse domingo (25), foi realizado o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Cerca de 550 mil acadêmicos de todo o Brasil passaram pela prova que avaliou 27 áreas do conhecimento. Na UCEFF Chapecó, 48 formandos dos cursos de Administração Premium e Ciências Contábeis Premium se prepararam para fazer o Enade.
Ao longo do semestre eles tiveram dois simulados do Exame e semanas com “aulões”, a fim de se preparar. No dia da prova, foram recepcionados pelos professores e coordenação dos cursos, um último momento para tirar dúvidas, respirar fundo e se concentrar. Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, o Enade é composto por uma prova de avaliação individual de desempenho (de conhecimentos específicos e gerais) e um Questionário do Estudante (que subsidia a construção do perfil socioeconômico).
O clima foi de tranquilidade, já que eles passaram o semestre todo se preparando para esse dia. Segundo acadêmica do 8º período de Administração, Natália Rezzadori Câmara, diferente de outras universidade, a UCEFF ofereceu muitos recursos e preparou os estudantes. “Pelo o que eu conversei com minhas amigas que estudam em outras instituições, nós tivemos mais qualificação para encarar a prova”, afirma a estudante. “Por isso, acho que estamos bem mais seguros e com uma boa expectativa em relação ao Enade”.
O Enade é requisito para colação de grau em cursos de graduação e o desempenho do estudante será registrado em seu histórico escolar. Além disso, contribui para a avaliação da instituição de ensino, oferecendo parâmetros para as melhorias no na Educação.
De acordo com a coordenadora dos cursos, professor Leossania Manfroi, o Enade tem uma carga de responsabilidade muito grande no currículo dos formandos. Apesar disso, as aulas e simulados tiveram a intenção de desmistificar a prova, permitindo que os estudantes a realizassem com tranquilidade.
Na semana que vem, os acadêmicos terão acesso ao resultado dos simulados realizados na UCEFF, mas somente em outubro de 2019 é que a nota oficial do Enade será divulgada. Neste ano, outros 20 cursos fizeram a prova do Exame na instituição.