24 Ago 2022

Curso promove III Jornada de Psicologia e I Mostra Científica

O evento será realizado entre os dias 29 e 30 de agosto na UCEFF Unidade Central

O curso de Psicologia da UCEFF promove entre os dias 29 e 30 de agosto, a III Jornada de Psicologia e a I Mostra Científica. O evento será realizado das 19h às 22h, no auditório da Unidade Central, localizada no bairro Santa Maria em Chapecó.

A III Jornada de Psicologia terá como tema: “A construção de novos aprendizados”, e contará com palestras relacionadas a temática, exposições artísticas e apresentações culturais. O objetivo é fornecer uma formação complementar aos acadêmicos do curso de psicologia dentro de um espaço de diálogo com a comunidade externa sobre assuntos pertinentes à profissão.

Novos aprendizados

A noite do dia 29 contará com duas palestras, ministradas pelos professores de Psicologia Edson Pilger e Márcia March. Segundo a acadêmica do 6º período do curso e representante do Centro Acadêmico de Psicologia, Gabriela Pavoski Massolini, os palestrantes vão tratar de temáticas pouco vistas durante a graduação e que estão em alta atualmente.

“Nós vemos aqui no curso diversas abordagens da psicologia, mas enfatizamos as que são mais utilizadas. Então devido a demanda, principalmente vinda dos novos acadêmicos, resolvemos trazer algumas que não são tão abordadas”, explica Gabriela.

A estudante destaca que toda a parte cultural e artística do evento ficou sob responsabilidade do Centro Acadêmico de Psicologia. “Vão ter apresentações culturais ao longo dos dois dias da Jornada, todas feitas por estudantes do curso. Então é uma oportunidade que oferecemos para dar esse ‘up’ também aos acadêmicos”, frisa.

Iniciação científica

Na noite do dia 30, ocorrerá a I Mostra Científica em Psicologia, na qual serão apresentados os trabalhos acadêmicos e científicos desenvolvidos pelos alunos do curso. Para apresentarem na Mostra, os estudantes do 1º ao 8º período deverão inscrever as pesquisas no Sistema de Eventos da UCEFF até o dia 26 de agosto.

Na inscrição os alunos deverão informar o título do trabalho que será apresentado em pôster. Poderão ser inscritos artigos originais, artigos de revisão e/ou resumos, experiências no campo acadêmico, sendo resenhas bibliográficas, memórias, relatórios de estágios e de projetos escolares na área da educação e áreas afins. Cada pesquisa poderá ter até cinco autores.

Após a inscrição, os alunos terão até o dia 29 de agosto para enviar o resumo no e-mail psicologia.chapeco@uceff.edu.br. Uma banca avaliadora, composta pelos professores do curso de Psicologia da UCEFF, será responsável por avaliar cada um dos trabalhos apresentados na Mostra.

Para o coordenador do curso de Psicologia da UCEFF, Domingos Palma, é de suma importância a iniciação científica dos acadêmicos de psicologia a fim de possibilitar uma caminhada não só na parte de extensão, mas também a pesquisa e o desenvolvimento.

“Isso incentiva os alunos a futuramente quererem ir para esta área, querer se aprofundar mais em temas ligados a psicologia. Então nós vemos essa possibilidade dos alunos exporem os trabalhos com bons olhos. Acreditamos que isso é um marco para o curso de Psicologia pois ajudará a desenvolver todas as potencialidades que ele possui”, conclui.

Inscrição

Os interessados em participar da III Jornada de Psicologia podem se inscrever por meio do site www.uceff.edu.br/, fazer o login pelo portal acadêmico e acessar a aba eventos e clicar no evento. A inscrição custa R$ 10, que pode ser em dinheiro ou PIX, e deverá ser paga na entrada do evento. Ao final da III Jornada será disponibilizado um certificado de horas de Atividade Complementar de Curso.

O edital completo pode ser encontrado aqui: https://www.uceff.edu.br/uceff/chapeco/publicacao-legal/i-mostra-cientifica-de-psicologia.