Acadêmicos do curso de Psicologia da UCEFF Chapecó promoveram um curso de capacitação para crianças do Projeto Maria Leite. A atividade consistiu em uma oficina sobre trabalho em grupo.
Na atividade, promovida através do Núcleo de Direitos Humanos, os jovens tiveram de realizar as dinâmicas levando em conta aspectos como a empatia, o respeito e o espírito de coletividade. Coordenados pela professora Luana Bonavigo, os acadêmicos ainda capacitaram as crianças com o objetivo de oferecer habilidades sobre organização de eventos - para que possam colaborar dentro no Projeto.
A estudante do 2º período Andressa Boita comenta que através das atividades lúdicas foi possível abordar assuntos relevantes para a formação cidadã das crianças. “A Psicologia contribui de forma ampla, pois apresenta diferentes maneiras de lidar com situações do cotidiano, seja em aspectos positivos ou que ainda precisam ser melhorados”, pontua a acadêmica.
O Projeto Maria Leite foi criado em 2011 e leva o nome de sua fundadora. Maria Leite é agente comunitária e moradora do Distrito de Marechal Bormann. Há cerca de 8 anos decidiu criar uma escolinha de futebol totalmente gratuita para as crianças do Distrito. Atualmente, o projeto atende quase 150 jovens que conciliam os estudos com aulas de futebol e atividades educativas no contraturno da escola.
Para Andressa, ter a oportunidade de ser voluntária no projeto social, ainda durante a graduação, permite que ela acrescente conhecimentos à sua formação. “Colaborar com o Projeto Maria Leite me permitiu conciliar a experiência ativa com os conteúdos teóricos estudados na disciplina de Psicologia Social”, completa a jovem que conheceu a iniciativa através do curso.