Com a temática “Odontologia do Sono”, o evento contou com a presença de palestrantes com capacitação na área
Promover novos aprendizados e a interdisciplinaridade. Esse foi o intuito da palestra sobre “Odontologia do Sono”, promovida pelo curso de Odontologia da UCEFF na noite da última segunda-feira (11), na unidade Central da instituição em Chapecó.
Na oportunidade, os acadêmicos puderam aprender mais sobre o papel dos odontólogos na saúde do sono e os efeitos positivos que uma noite bem dormida possibilita às pessoas, bem como, os problemas causados ao organismo por dormir mal.
Segundo a coordenadora do curso de Odontologia da UCEFF, Paola de Cassia Spessato Schwerz, a iniciativa promoveu e intensificou a interdisciplinaridade entre os cursos da área da Saúde da instituição.
“Dos dias 11 a 17 de março é promovida a Semana do Sono na qual diversos profissionais promovem ações que associam o sono com a qualidade de vida. Atualmente, temos uma população extremamente ansiosa, com muitos casos de bruxismo e outras condições, não somente odontológicas, mas que estão relacionadas com a privação ou a falta de sono”, explica.
Importância do sono
De acordo com a palestrante do evento e dentista com capacitação em Odontologia do Sono, Alessandra Kasper Ortolan, o tripé da saúde é baseado na alimentação, prática de exercícios físicos e sono de qualidade.
“É necessário que tenhamos horas de sono suficientes para que ele seja restaurador. Muitos dos pacientes que apresentam distúrbios de sono sofrem com apneia obstrutiva, que é quando a pessoa tem paradas respiratórias à noite. Normalmente é um paciente que ronca, acorda cansado e é mais sujeito a sofrer acidentes de trânsito e de trabalho”, diz.
Alessandra destaca que a classe odontológica precisa estar atenta aos distúrbios do sono. “Dentistas fazem consultas recorrentes com os pacientes e conseguem perceber se há uma dificuldade respiratória em ficar deitado com a boca aberta, por exemplo. Um paciente com apneia pode apresentar bruxismo e interferir no tratamento odontológico, quebrar restaurações, perder implantes, entre outros”, pontua.
Temática enriquecedora
Para Vitória Mariane, aluna do quinto período de Odontologia da UCEFF, a palestra possibilitou o entendimento de como dormir bem é importante para o corpo e a mente, assim como ajuda a reduzir doenças e o estresse.
“Foi interessante conhecer os hábitos para uma boa noite de sono também, pois às vezes muitas coisas passam despercebidas do nosso dia a dia e podem influenciar na nossa saúde”, finaliza.