Na última semana, o curso de Engenharia Mecânica da UCEFF Chapecó recebeu uma ótima notícia. O Ministério da Educação (MEC) atribuiu Conceito 4 ao curso, avaliação na qual a nota máxima é 5. E isso representa mais que um número, é a consolidação de um trabalho realizado há cinco anos, quando o curso foi implementado na instituição.
Desde o início, uma das maiores preocupações é oferecer ao acadêmico uma visão geral da formação acadêmica e do mercado. Neste sentido, a dinâmica entre teoria e prática transcende as atividades da sala de aula e se projetam em experiências reais, aproximando o conhecimento da profissão.
“Eu acredito que a avaliação do MEC sintetiza o trabalho que temos exercido com determinação ao longo dos últimos anos”, pontua o coordenador do curso, professor Filipe Sehn Febras. Segundo ele, o Conceito 4 não é importante somente para a instituição, mas para os estudantes e egressos, uma vez que todos fazem parte da conquista.
Dentre os aspectos apontados como destaques pelo MEC, a avaliação enfatizou a qualificação do Corpo do Docente do curso, as estruturas dos Laboratórios e a condução da Coordenação de Engenharia Mecânica. Ou seja, além de outros pontos, o conjunto de fatores é que tornaram o curso uma referência na área, ao receber tal conceito.
Os números comprovam
Um levantamento divulgado recentemente pelo site Freelancer.com divulgou uma lista dos trabalhos e funções com maior crescimento no mercado crowdsourcing e empreendedor. A análise de mais de 500 mil jobs (trabalhos freelancer ou de curta duração) no segundo trimestre deste ano revelou que as oportunidades para as Engenharias aumentaram.
A Engenharia Mecânica encontra-se como 7º lugar na lista que elenca os 50 trabalhos mais procurados no site. De acordo com as informações do Freelancer.com, o crescimento na busca por jobs na área representa 18,3% em relação ao primeiro trimestre de 2018.